Sindicato das Indústrias de Artefatos de Couro do Estado do Paraná

Sindicato das Indústrias de Artefatos de Couro do Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Recursos da Contribuição Sindical retornam às indústrias como benefícios

Contribuição Sindical Patronal permite acesso das empresas aos serviços do sindicato e do Sistema Fiep, incluindo ferramentas que auxiliam na produtividade e competividade do setor produtivo; recolhimento deve acontecer até 31 de janeiro

clique para ampliarclique para ampliarContribuição Sindical tem uma enorme importância para ações direcionadas ao setor produtivo (Foto: Reprodução)

A Contribuição Sindical possui um papel fundamental para cada indústria paranaense. Mais do que ser um recolhimento previsto na Constituição Federal, é por meio dela que os sindicatos e o Sistema Fiep conseguem oferecer uma série de serviços e benefícios, estimulando a produtividade e a competitividade do setor produtivo no estado.

Os recursos obtidos com o recolhimento da Contribuição Sindical - o que deve acontecer até o dia 31 de janeiro - permitem que as indústrias acessem, por meio dos sindicatos, o know-how de toda a equipe de profissionais da Fiep, Sesi, Senai e IEL no Paraná, instituições que desempenham um papel fundamental no dia a dia das empresas. Os recursos da Contribuição Sindical possibilitam ainda a participação em iniciativas importantes, como os editais do Programa de Melhoria da Competitividade Industrial, desenvolvido pela Fiep.

“Muitos produtos e serviços do Sistema Indústria são ofertados por meio dos recursos obtidos com a Contribuição Sindical”, salienta Maria Aparecida Lopes, Gerente de Relações Sindicais da Fiep. O recolhimento também contribui para o fortalecimento dos sindicatos, que atuam fortemente na representatividade e defesa dos seus segmentos, ofertando inúmeros benefícios aos associados.

As guias para pagamento já estão sendo encaminhadas às indústrias e trazem informações importantes, como a possibilidade de participação no Cadastro da Indústria. Este é um serviço gratuito para todas as indústrias localizadas no estado do Paraná. Suas informações podem ser incluídas em uma publicação especial que compila os dados do setor industrial paranaense, tornando-se uma ferramenta para fomentar negócios, por meio da consulta de possíveis fornecedores e clientes.

Para a campanha da Contribuição Sindical 2017, houve um fortalecimento da parceria já existente com entidades ligadas aos contadores. O objetivo da Fiep é enfatizar a importância do profissional do setor contábil na orientação das indústrias sobre a relevância da contribuição e como elas podem se beneficiar. “As ações desenvolvidas com os recursos da Contribuição Sindical continuarão sendo indicadas com um selo específico, identificando os retornos desse tributo”, comenta Maria Aparecida.

Do total arrecadado com a Contribuição Sindical, 60% é destinado aos sindicatos; 20% ao Ministério do Trabalho e Emprego; 15% para a Fiep; e 5% para a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Cartilhas "Todos contra o mosquito" serão distribuídas no ParanáAbsenteísmo pode ser controlado com uma gestão eficiente