Sindicato das Indústrias de Artefatos de Couro do Estado do Paraná

Sindicato das Indústrias de Artefatos de Couro do Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Justiça acata pedido da Fiep e Piraquara não tem feriado no dia 20 de novembro

Federação entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade questionando o feriado na cidade

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Paraná deu parecer favorável para a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que questionou a instituição do feriado no dia 20 de novembro em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra. A medida foi formulada pela Fiep.

Foi declarada a inconstitucionalidade da expressão “feriado municipal” na lei 1.332/2014, “com comunicação à respectiva Câmara de Vereadores, confirmando-se, por conseguinte, a liminar outrora concedida pelo colegiado”, traz a decisão judicial.

Conforme a argumentação da ação, a lei impugnada, ao instituir como feriado municipal o dia 20 de novembro, “invadiu competência privativa da União por envolver interrupção de expediente, repouso remunerado, compensação de jornada laboral, obrigações para os empregadores, etc., vale dizer, temas relacionados com o Direito do Trabalho (CF, art.22, inciso I), ofendendo diretamente os arts.1.º, inciso I e 17, incisos I e II da Constituição Estadual”.

Além disto, a decisão judicial cita que aos municípios está restrita fixação como feriado os dias de início e término do ano do centenário de sua fundação e dos feriados religiosos, respeitada a tradição local. Também há o limite de quatro datas, sendo uma delas obrigatoriamente a Sexta-Feira da Paixão.

Informações sobre Convenção Coletiva de Trabalho 2016-2017Indústrias interessadas em internacionalização não devem pensar apenas na variação do câmbio