Sindicato das Indústrias de Artefatos de Couro do Estado do Paraná

Sindicato das Indústrias de Artefatos de Couro do Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Entidades se mobilizam para adiar vigência do Bloco K

Movimento é realizado pela Confederação Nacional da Indústria, Fiep e outras federações das indústrias

clique para ampliarclique para ampliarInformações sobre o estoque também deverão ser repassadas às Receitas Federal e Estadual (Foto: Freeimages)

As entidades que representam o setor industrial brasileiro se mobilizam para tentar adiar a vigência e simplificar o chamado Bloco K do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). A ferramenta deve ser utilizada pelas empresas para repassar aos fiscos federal e estadual informações sobre insumos utilizados na fabricação de produtos. Isto inclui dados sobre quantidade de produção, volume de insumos consumido e posições de estoques.

O Bloco K deve entrar em vigor no dia 1º de dezembro, inicialmente para as indústrias dos setores de bebidas e fumo. A partir de 1º de janeiro de 2017, a exigência passará também para as empresas com faturamento superior a R$ 300 milhões por ano.

A Fiep é uma das entidades que participa da mobilização, ao lado de outras federações das indústrias e da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Todas tentam diálogo com as receitas estaduais, além da CNI que busca diálogo com a Receita Federal.

O presidente da Fiep, Edson Campagnolo, explica que o Bloco K vai representar aumento de custos para as indústrias em função da adoção de sistemas informatizados para a transmissão de dados. Outro argumento das federações é de que o Bloco K aumenta ainda mais a burocracia para as empresas. As entidades que representam o setor produtivo também estão preocupadas com a possibilidade de violações do sigilo industrial.

Com informações da Agência Fiep

Unidade Móvel do Cuide-se + estará em Pinhais para exames preventivos ao câncerAutorização do Ministério do Trabalho para prorrogação de jornada de trabalho é discutida no Supremo Tribunal Federal