Sindicato das Indústrias de Artefatos de Couro do Estado do Paraná

Sindicato das Indústrias de Artefatos de Couro do Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




CIPA eficaz é muito vantajosa à indústria

Profissional do Sesi orienta sobre mitos e a importância da comissão nas empresas

clique para ampliarclique para ampliarRepresentantes das empresas e funcionários formam a CIPA, que é regida pela NR-05 (Foto: Agência Brasil)

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), se bem estruturada e com ativa participação de seus membros, pode sim proporcionar excelentes resultados às empresas. A afirmação é de Luiz Fernando Belloni Budant Junior, técnico em Segurança do Trabalho e membro da gerência de Segurança e Saúde para a Indústria do Sesi Paraná.

Segundo ele, a CIPA reduz acidentes e doenças de trabalho consideravelmente nos casos quando é bem implantada. Além disto, a comissão ajuda a reduzir o absenteísmo e os gastos das empresas com indenizações trabalhistas e planos de saúde. “A CIPA é uma ferramenta muito importante que tem como objetivo eliminar o risco e prevenir acidentes e as doenças do trabalho”, explica Budant Junior.

A CIPA é formada por funcionários das empresas, que são eleitos pelos demais colaboradores e por membros indicados pela direção, representando assim as duas partes. Ela é obrigatória desde 1978 (Portaria n° 3.214, 08 de junho de 1978) e é regida pela Norma Regulamentadora 05 (NR-05). Para a criação da sua CIPA, a própria empresa pode realizar ou contratar uma assessoria. O Sesi é especialista neste assunto e pode auxiliar desde a implantação até os processos internos e acompanhamento nas reuniões.

Todos os anos é necessária a realização de cursos ou treinamentos sobre a CIPA aos membros da comissão, mesmo que eles já o tenham feito. As capacitações têm duração de 20h e também podem ser proferidos pelo Sesi, abordando diversos assuntos como metodologia de prevenção de acidentes, estudo de ambiente e higiene no trabalho, entre outros. “Vale lembrar que o curso deve ser realizado em horário de expediente normal. O que nós recomendamos, para ter uma maior absorção e eficácia, é dividi-lo em cinco dias, com quatro horas de aula por dia”, salienta Budant Junior.

Mitos

Segundo o técnico em Segurança do Trabalho, existem alguns mitos que envolvem as comissões. Um deles é que empresas com poucos funcionários não precisam criar uma CIPA. De fato, de acordo com Luiz, as que possuem até 19 colaboradores não precisam implantá-la. No entanto, pelo menos um colaborador deve representar as bandeiras defendidas pela CIPAs. É o chamado designado. “Tudo depende também do grau de risco e do CNAE da empresa, entre outros fatores”, esclarece.

Outro ponto a ser desmistificado é a famosa “estabilidade” dos membros da CIPA. Muitos colaboradores buscam ser eleitos para garantir a não demissão por um ano e, se reeleitos, por mais um ano. O técnico explica que os colaboradores não podem ser demitidos sem justa causa, mas a empresa tem sempre a opção de dispensá-los. “Porém, é preciso indenizar essa estabilidade que ele possui por causa da CIPA. O colaborador também pode perder sua vaga se faltar por cinco vezes nas reuniões mensais sem justificativa”, indica Budant Junior.

Por fim, ele alerta sobre o curso de “reciclagem”. “Alguns profissionais oferecem o curso anual obrigatório feito em apenas 10h e não 20h. A NR-05 não prevê isso e os empresários devem estar atentos”, comenta o técnico.

Calendário

De acordo com ele, os empresários interessados devem procurar o Sesi mais próximo para realização do curso. Cada unidade tem um calendário próprio que pode ser adaptado à indústria interessada, seja em um curso individual in company ou em cursos divididos por setores de atuação.

Ele faz uma ressalva importante: “As empresas que nunca tiveram uma CIPA devem realizar o treinamento em até 30 dias após a posse dos membros da comissão. Se a empresa já tem, esse curso deve ser realizado em até 30 dias antes da posse”.

Manufatura enxuta aumenta produtividade e reduz custos para as indústriasGoverno prorroga implantação do eSocial