SINDIBEBIDAS

Sindicato das Indústrias de Bebidas do Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Trâmita na Câmara Federal lei que reduz a tributação para industriais de cervejas e chopes especiais

Projeto está sendo analisado por diversas comissões e já foi aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviço

clique para ampliarMicrocervejarias movimentam a economia e geram empregos. (Foto: Secom/RJ)

Tramita na Câmara Federal o projeto de Lei 5405/2016, que prevê a redução na tributação de pequenos estabelecimentos industriais de cervejas e chopes especiais. O projeto altera a Lei nº 13.097, de 19 de janeiro de 2015, e propõe reduções de 60% (para produção até 50 mil litros) a 10% (10 milhões de litros) nas alíquotas, cálculo feito com base no volume produzido pela indústria.

Atualmente, segundo o projeto, a alíquota chega a 19% sobre o preço de venda industrial (6% de IPI, 2,32% de PIS/Pasep e 10,68% de Cofins). A Lei já prevê descontos para as pequenas e micro indústrias, de 20% na alíquota para aqueles que produziram até 5 milhões de litros no ano anterior, e de 10% para os que produziram entre 5 e 10 milhões de litros.

Ainda assim a carga é considerada muito elevada, pois é de 15,20% para o primeiro grupo e 17,10% para o segundo. O objeto da proposta em tramitação é ampliar esses descontos e promover o crescimento.

O projeto foi distribuído para as comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviço (CDEICS); Comissão de Finanças e Tributação (CFT); e Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). A medida já foi aprovada pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviço (CDEICS) no dia 10 de outubro e segue para análise das demais comissões. Se for aprovado, será então avaliado pelo Plenário.

Justificativa

O autor do projeto, deputado Veneziano Vital do Rego, justifica que a redução é necessária, pois a produção de cervejas artesanais ou especiais representa uma atividade importante para o país. O deputado afirma que “além de empregar uma grande quantidade de mão de obra, [a produção de cerveja artesanal] estimula a economia e o turismo da região. Mas, apesar de sua importância, esse setor sofre diversos entraves para seu crescimento, sendo um dos maiores a pesada carta tributária a que está submetido.”

O projeto cita também o potencial de crescimento deste mercado, colocando como exemplo os Estados Unidos, que já possuem mais de 4.200 microcervejarias. No Brasil, a estimativa é de que existam 300 indústrias deste porte.

Clique aqui para conhecer o projeto na íntegra.

Entidades se mobilizam para adiar vigência do Bloco KJustiça acata pedido da Fiep e Piraquara não tem feriado no dia 20 de novembro