SINDIBEBIDAS

Sindicato das Indústrias de Bebidas do Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Setor de bebidas avança em relação a cuidados com o meio ambiente

Menor quantidade de plástico nas embalagens traz redução importante no volume de resíduos

clique para ampliarRedução de plástico nas embalagens traz impactos positivos ao meio ambiente. (Foto: Reprodução)

O setor de bebidas avançou também nos últimos anos em relação ao cuidado com o meio ambiente, como afirma o presidente do Sindibebidas, Nilo Cini Júnior. Ele explica que, além da reciclagem quase total de latas de alumínio e da criação do Instituto Paranaense de Logística Reversa (Ilog), as indústrias também conseguiram reduzir significativamente o plástico utilizado nas embalagens.

“Tivemos uma redução em até 10% do valor de peso nas embalagens, uma redução que envolve não só a garrafa, mas igualmente na tampa, que são muito mais impactantes. Há também um movimento ainda pequeno, mas importante, de embalagens retornáveis”, explicou Nilo.

O que pode parecer uma mudança simples exigiu muito investimento. “É preciso equipamentos adequados às novas embalagens para o envasamento, uma vez que a embalagem é mais frágil e essa mudança exige investimentos que as empresas fizeram”, explicou.

 O Ilog também avançou e inaugurou duas unidades em 2016 - Maringá e Londrina - e prevê para este ano mais duas unidades, nas regiões oeste e sudoeste do estado. “Além disto precisamos buscar cada vez mais conscientizar o consumidor, porque embora a gente tenha comunicado que as embalagens podem ser recicladas, a cultura faz com que essa embalagem não seja posicionada de forma adequada e acabe nos aterros sanitários. É um desafio”, concluiu.

Maioria dos empresários tem expectativa favorável para 2017Vacinação contra gripe deve beneficiar 200 mil colaboradores da indústria