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Campanhas mundiais que falam da redução de açúcares e outros elementos, como o sódio, têm influenciado o comportamento do consumidor e, consequentemente, das indústrias, que buscam lançar versões de seus produtos destinadas a agradar este público. Um dado que comprova a influência deste movimento é a pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde que mostra que os brasileiros consumiram 20% menos refrigerantes nos últimos seis anos.
Diante desta realidade, as indústrias têm procurado lançar produtos considerados mais saudáveis e outros direcionados a segmentos crescentes, como os dos atletas amadores. São refrigerantes que buscam trocar açúcares por outros adoçantes naturais, sucos que ampliam seu percentual de sumo das frutas e empresas que criam sistemas de hidratação próprios para quem pratica esporte, além de novas bebidas que contam com adição de fibras.
Especialistas do segmento notam que este não é um comportamento apenas das bebidas, mas que mesmo empresas de fast food já têm buscado incluir elementos mais saudáveis aos cardápios disponíveis, ampliando opções de saladas, pratos vegetarianos ou com teor de gordura reduzido.
Outro reflexo desta mudança é a decisão da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (Abir) tomada no final de abril em Assembleia Geral de modificar suas diretrizes relacionadas à comunicação de bebidas voltada a crianças. As medidas recomendam considerar a suspensão de comunicações diretas em mídias com audiência de pelo menos 35% de crianças com idade até 12 anos. Em comunicado, a Abir reforçou que “reconhece e respeita o papel dos pais e responsáveis como tomadores de decisão sobre o que é apropriado para o consumo das crianças”.
Com informações do Meio e Mensagem