SINDEMCAP

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE EXTRAÇÃO DE MÁRMORES CALCÁRIOS E PEDREIRAS NO ESTADO DO PARANÁ

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




"Sindicato deve ser um prestador de serviços aos associados", diz Petter

Novo presidente do Sindemcap comenta sobre as atividades da instituição e suas perspectivas para o setor em 2016

clique para ampliarclique para ampliarJan Petter, novo presidente do Sindemcap (Foto: Agência Fiep)

Em entrevista ao Boletim da Indústria, o presidente do Sindemcap, Jan Petter - que assumiu o cargo em dezembro -, comenta sobre os desafios e projetos a frente do sindicato. De acordo com ele, a instituição deve cumprir essencialmente seu papel de ajudar e dar base aos associados, visando o fortalecimento do setor.

“O sindicato deve ser um prestador de serviços aos associados. Isto, em mandados anteriores no Sindemcap, foi almejado e conseguimos alcançar muitos feitos. Por meio de parcerias, como a que temos com a Fiep, podemos realmente ajudar o empresário em suas demandas”, afirma Petter.

Ele pretende dar sequência ao trabalho realizado na gestão anterior, que teve a capacitação como uma das principais metas. “Uma das formas que mais podemos ajudar os industriais é exatamente levando informação e conhecimento. Até mesmo estudando iniciativas, inclusive do exterior, que funcionaram em outros locais e que podem ser aplicadas aqui”, conta Petter.

O presidente do Sindemcap ressalta que, em um momento de crise, as indústrias devem fazer a sua parte para poder enfrentar períodos turbulentos. “As empresas precisam se preparar. Isto começa pelo caixa. Se não possuem giro financeiro, não conseguem seguir. Temos que ajudar neste conceito também. Quando falta dinheiro, o empresário deixa de cumprir as suas obrigações, incluindo as previstas por lei, e depois podem sofrer consequências sérias”, opina.

Por isto, Petter acredita ser importante o sindicato oferecer oportunidades para capacitação, como vem já acontecendo no Sindemcap. “Passar por uma capacitação é como uma prevenção. O empresário precisa saber em que estágio está hoje, em que ambiente ele se encontra hoje. Após dar início a este processo e ter a noção do que precisa ser realizado, cada empresa pode fazer por etapas o que é necessário para alcançar seu objetivo. Mas é essencial saber para onde vai”, salienta.

Segmento

O presidente do Sindemcap indica que o setor de calcário perdeu 30% no volume de vendas em 2015. “Sobrevivemos. Acredito que a maior parte das empresas está na ‘margem zero’ neste fim de ano. Temos que gerenciar bem nossos recursos e sermos eficientes”, avalia.

Para Petter, a tendência é uma pequena melhora do mercado em 2016 diante da atuação da indústria de cana-de-açúcar. “Houve uma melhora na capacidade das empresas da indústria de cana e elas podem começar a investir. A agricultura, de um modo geral, está bem ainda. Algumas culturas nem tanto, como o que ocorreu no trigo, com a quebra na safra. Mas os agricultores, que investiram pouco neste ano, terão que fazer investimentos em 2016”, opina. No entanto, ele acredita que isto não significará crescimento significativo e o setor deverá ter um desempenho parecido com o que ocorreu em 2015.

DEIXE SEU COMENT�RIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
    2. S�o um espa�o para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de ideias.
    Jan Petter toma possa como presidente do SindemcapMineração Nova Prata se torna associada do Sindemcap