SINDEMCAP

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE EXTRAÇÃO DE MÁRMORES CALCÁRIOS E PEDREIRAS NO ESTADO DO PARANÁ

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Setor de minerais não metálicos discute aplicação do Plano de Logística Reversa

Sindicatos que integram a iniciativa - entre eles o Sindemcap - trabalham na elaboração do regimento que vai conduzir ações de comitê de acompanhamento do plano

O Sindemcap e demais sindicatos do setor de minerais não metálicos discutiram, em setembro, a elaboração do regimento interno para condução das atividades do chamado Comitê Gestor do Programa de Logística Reversa. Este grupo vai acompanhar a implantação das ações previstas no documento.

A escolha dos membros do comitê deve ocorrer em outubro. Ele será formado por dois representantes de cada sindicato envolvido no Plano de Logística Reversa (um efetivo e outro suplente), além de integrantes (mas sem direito a voto) da Fiep, Senai e Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Os sindicatos que fazem parte do setor de minerais não metálicos e que integram o plano são Sindemcap, Simagran, Sindiminerais/PR, Sindilouça e Sindical.

Entre as atribuições do comitê estão a identificação de problemas e suas soluções aplicáveis; avaliações das metas; elaboração de um estudo econômico; e formulação de relatório com as ações ligadas às atividades executadas dentro do Plano de Logística Reversa.

Segundo o coordenador do Plano de Logística Reversa pelo Senai, Carlos Waltrick, a execução do compromisso está em sua primeira etapa. O plano entrará efetivamente em vigor assim que os integrantes sejam escolhidos e o texto do regimento interno for aprovado pelo grupo. “Sua aplicação será imediata e o comitê será, então, o órgão máximo para a gestão de todo o Plano de Logística Reversa”, explicou.

O setor de minerais não metálicos será o terceiro a ter o plano implantado de forma definitiva. Anteriormente já foram definidos os comitês dos segmentos de construção civil e de alimentos não vegetais.

O processo para o desenvolvimento dos planos teve início no final de 2012, quando Fiep e sindicatos do setor produtivo paranaense assumiram o compromisso com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de que atenderiam à Política Nacional de Resíduos Sólidos, pela qual foi instituída a Logística Reversa (lei federal 12.305/2010). O objetivo é estruturar sistemas de coleta e reciclagem nos quais os produtos possam seguir o caminho inverso após seu consumo, podendo ser reaproveitados em novos processos produtivos.

Contabilidade deve ser encarada como uma ferramenta de gestãoSindemcap promove curso de aperfeiçoamento profissional para recepcionista