SINDEMCAP

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE EXTRAÇÃO DE MÁRMORES CALCÁRIOS E PEDREIRAS NO ESTADO DO PARANÁ

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Qualificação profissional pode ser fator-chave para crescer em tempo de crise

Com trabalhadores mais preparados, as indústrias podem produzir melhor e mais com menos custos, além de ampliar a inovação e busca por soluções

clique para ampliarclique para ampliarCapacitação profissional pode ser revertida em benefícios para a indústria (Foto: Agência Fiep)

Em tempos de crise econômica, é essencial para as empresas cortar custos. Muitas vezes torna-se necessário até mesmo reduzir o número de profissionais que atuam na indústria para adequar a produção à demanda. Apesar disto, uma saída para produzir mais e com mais qualidade mesmo diante deste cenário é ampliar a qualificação dos profissionais que atuam na companhia.

O investimento em qualificação é relativamente baixo e traz diversos benefícios. Entre eles estão a redução de prejuízos, perdas e retrabalho; o aumento da satisfação do consumidor; melhoria da gestão e liderança; e a ampliação da capacidade de inovação da empresa. Estas são condições essenciais para a sua sustentabilidade. As indústrias paranaenses têm como suporte o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), que oferta diversos cursos de educação executiva, graduação e pós-graduação, e o Senai, com cursos de iniciação, qualificação, aperfeiçoamento profissional, além de graduação e pós.

De acordo com a analista de Educação Profissional e Tecnológica do Senai no Paraná, Juliana Macedo Rocha, o trabalhador que recebe aprimoramento constante por meio de cursos de aperfeiçoamento, de estudos individuais e de palestras tende a reconhecer com mais facilidade os fundamentos técnicos e científicos que sustentam suas atividades profissionais.

“Com isso, por exemplo, ele compreende o princípio de funcionamento de uma máquina, tem a visão sistêmica de seu setor e mesmo da empresa, resolve os problemas que surgem no âmbito da sua atribuição com mais segurança. O resultado é menos retrabalho e mais efetividade nas entregas”, avalia.

Para a analista, há um paralelo importante entre a qualificação e a capacidade de reinventar e renovar nas indústrias. “Para haver inovação e competitividade nas empresas, é preciso que sua força de trabalho tenha competências profissionais suficientes para sugerir produtos e soluções novos e produzir com qualidade e preços atraentes, respectivamente”, afirma Juliana.

Segundo a especialista, a oferta de qualificação é ainda uma forma de melhorar o clima organizacional e reter talentos dentro da empresa. Desta forma, o profissional pode buscar novos desafios e projetar uma carreira dentro da própria área de atuação, mantendo o conhecimento e a experiência de que dispõe a serviço da empresa.

No entanto, detectar essas necessidades de aprimoramento nem sempre é tarefa fácil. Em geral, é possível perceber a necessidade de oferecer treinamentos aos colaboradores quando os resultados obtidos na produção não correspondem ao desejado. Mas, há outras oportunidades ocultas.

Nesses casos, o Senai pode realizar um trabalho conjunto com a empresa para diagnosticar e estruturar cursos que venham instrumentalizar os colaboradores com as capacidades específicas. Os cursos personalizados, com foco em gestão, também são ofertados pelo IEL no Paraná e podem ser construídos junto com as indústrias, atendendo necessidades especificas de desenvolvimento e treinamento.

Oportunidades

As oportunidades de qualificação são diversas dentro do Sistema Fiep. Na área técnica e tecnológica, o Senai atua em 43 áreas de atuação industrial, como construção civil, segurança do trabalho, têxtil e vestuário, alimentos e bebidas, celulose e papel, metalmecânica, por exemplo.

Os cursos podem ser de iniciação profissional, que têm caráter mais informativo sobre as profissões industriais (a partir de 12 anos); de qualificação profissional, para quem desejar iniciar uma nova profissão (a partir de 15 anos de modo geral); de aperfeiçoamento profissional, para quem já trabalha ou já tem formação profissional (a partir de 16 anos); curso técnico, que habilita o estudante a exercer uma profissão de nível médio (o aluno deve estar cursando o ensino médio ou tê-lo concluído); de graduação e pós-graduação. No Paraná, as ofertas da instituição estão disponíveis no site www.senaipr.org.br.

Já o Instituto Euvaldo Lodi oferece diversas capacitações por meio da Faculdade da Indústria IEL e sua Escola de Gestão. São cursos de educação executiva que possibilitam a capacitação e a utilização de novas ferramentas de gestão, além do desenvolvimento de uma forma de pensar inovadora para aumentar a competitividade de empresas e indústrias.  

Entre os cursos disponíveis atualmente estão o Programa de Desenvolvimento de Lideranças; Programa de Governança e Sucessão em Empresas de Controle Familiar; Programa de Capacitação em Negociações Sindicais; Avaliação de Empresas - Fusões e Aquisições (Sebrae e IEL); Ferramentas de Gestão da Inovação (Sebrae e IEL); Gestão da Inovação (Sebrae e IEL); e Gestão da Produção Industrial (Sebrae e IEL). O IEL também oferta cursos de graduação e pós-graduação, com foco na indústria, além de capacitações de curta duração. Saiba mais no site www.faculdadesdaindustria.org.br/iel/educacao-executiva.

Consultorias em Segurança e Saúde no Trabalho ajudam as indústrias a evitar prejuízos e aumentar produtividadePrazo para adesão ao Programa de Parcelamento Incentivado vai até 15 de julho