SINDEMCAP

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE EXTRAÇÃO DE MÁRMORES CALCÁRIOS E PEDREIRAS NO ESTADO DO PARANÁ

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Empresários discutem evolução de custos na produção de calcário

Encontro Setorial de Calcário e Pedreiras reuniu associados do Sindemcap e profissionais do segmento no Campus da Indústria, em Curitiba

clique para ampliarclique para ampliarEncontro foi promovido em maio (Foto: Abracal)

Associados do Sindemcap e profissionais ligados ao setor de calcário participaram, em maio, do Encontro Setorial de Calcário e Pedreiras, realizado no Campus da Indústria, em Curitiba. O presidente do sindicato, Jan Petter, liderou os debates em torno da evolução dos custos da produção e alternativas para o segmento. Participaram do evento representantes da Fiep, da Associação Brasileira de Produtores de Calcário (Abracal), Sindiminerais-PR e Associação dos Mineradores de Areia e Saibro (Amas-PR), entre outros.

Na oportunidade, foi apresentado um estudo da área de Desenvolvimento da Fiep sobre os impactos dos aumentos nos diferentes itens relacionados à produção do calcário e como isto afetou o custo total. A energia elétrica, por exemplo, está entre os maiores custos da produção e sofreu um reajuste significativo em 2015. Conforme o estudo da Fiep, mão de obra e encargos sociais, energia elétrica e despesas administrativas e financeiras estavam entre os três maiores custos da produção de calcário.

clique para ampliarclique para ampliarIniciativa foi do Sindemcap em parceria com a Fiep (Foto: Divulgação)

Os empresários do setor lembraram que, além de aumento dos custos já previstos, também haverá impactos de medidas necessárias caso entre em vigor o novo Código da Mineração, que ainda está em tramitação no Congresso Nacional. Outra discussão foi em torno do valor de exaustão da jazida que deve ser considerado na central de custos de cada empresa.

O Sindemcap e o departamento de Desenvolvimento da Fiep ainda seguirão com estudos para dar um maior embasamento às empresas do setor, com o objetivo de auxiliá-las na tomada de decisões, inclusive na previsão do futuro do segmento.

Envolvimento social das empresas com a comunidade é tema de workshop para associados do SindemcapEquipe da Copel tira dúvida dos industriais sobre mercado livre de energia