SINDEMCAP

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE EXTRAÇÃO DE MÁRMORES CALCÁRIOS E PEDREIRAS NO ESTADO DO PARANÁ

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Abracal propõe medidas para aumentar o uso do calcário agrícola

Entidade entregou documentos com ações necessárias para estimular o setor e aumentar a produtividade no campo

A Associação Brasileira dos Produtores de Calcário Agrícola (Abracal) encaminhou ao secretário de Políticas Agrícolas do Ministério da Agricultura, Neri Geller, um documento com cinco ações que podem incentivar a calagem. A entrega ocorreu durante o Encontro Nacional dos Produtores de Calcário (Enacal), realizado pelo Sindemcap no mês de outubro, em Curitiba.

De acordo com a Abracal, as sugestões envolvem medidas que vão desde a difusão da prática até um novo treinamento para os técnicos governamentais. Isto impactaria o conhecimento dos agricultores sobre a importância da correção da acidez do solo. A entidade ainda citou que linhas de financiamento também constam da pauta de reivindicações.

Confira as ações propostas:

- Implementação efetiva de um programa nacional de difusão da calagem, com a chancela do Ministério da Agricultura.
 
- Retreinamento do pessoal ligado à assistência técnica ao agricultor (corpo técnico da Embrapa, Emater, entre outros), com vistas ao significado e da importância da calagem dos solos.

- Programa de financiamento específico para a correção do solo.

- Financiamento para a correção do solo, aberto de janeiro a dezembro, sem o hiato que ocorre atualmente no meio do ano, exatamente no momento da decisão do agricultor e consequentemente da maior demanda.

- Financiamento da calagem dentro do custeio agrícola, devidamente ligada ao aumento do Valor Básico de Custeio.

Com informações da Abracal

Ministro da Indústria vem ao Paraná para lançar oficialmente o programa Brasil Mais ProdutivoAssociados do Sindemcap participam de ação do programa Cuide-se +