SINDEMCAP

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE EXTRAÇÃO DE MÁRMORES CALCÁRIOS E PEDREIRAS NO ESTADO DO PARANÁ

Segurança e saúde no trabalho em pedreiras é tema de cartilha

Sesi Paraná e Sindemcap leva conhecimento às indústrias do setor por meio de uma cartilha publicada pelo CETEM

O Sindemcap e o Sesi Paraná firmaram uma parceria para a distribuição gratuita de uma cartilha sobre segurança e saúde no trabalho em empresas do setor de extração mineral. O conteúdo da publicação foi desenvolvido pelo CETEM - Centro de Tecnologia Mineral. O Sesi e o sindicato são parceiros na estratégia operacional para uso da cartilha nas indústrias do setor, visando a diminuição no número de acidentes de trabalho a partir da prevenção e problemas de saúde em decorrência da atividade. O Sindemcap vai informar às empresas as datas para a distribuição e aplicação do material.

A apostila apresenta os principais pontos sobre a segurança e saúde no trabalho, incluindo os perigos e riscos nas pedreiras. A cartilha traz, por exemplo, informações sobre como o trabalhador deve se comportar de forma segura na atividade de exploração. A publicação mostra os tipos de máscaras para evitar o contato com a poeira e como este equipamento de proteção individual deve ser utilizado corretamente.

A cartilha conta com uma linguagem acessível e muitas ilustrações, que facilitam a compreensão do conteúdo, independentemente da escolaridade. O bom entendimento das informações faz uma enorme diferença na prevenção de acidentes de trabalho e de problemas de saúde.

Para Ademir Vicente, gerente de Qualidade de Vida do Sesi Paraná, as indústrias e os sindicatos investem na educação dos trabalhadores do setor com foco na formação de uma cultura organizacional voltada para a prevenção. “A educação é uma das principais ferramentas para a qualidade de vida do trabalhador. É por meio da ação de educação contínua que o trabalhador adquire conhecimento ou o aperfeiçoa. O principal agente no processo de qualidade de vida no ambiente de trabalho é o próprio trabalhador. Ele deve ser treinado e conscientizado para o uso correto equipamentos e procedimentos de segurança. Com isso, o trabalhador fica mais seguro e saudável e a empresa mais produtiva”, argumenta.

A equipe do Sesi recomenda que a indústria, após a distribuição da cartilha e a disseminação da informação entre os funcionários, crie grupos de trabalho para dialogar sobre o conteúdo da apostila. Uma das opções é a implantação do Diálogo Diário de Segurança, momento em que os trabalhadores se reúnem para falar de segurança no trabalho. Além disto, a indústria deve verificar - por meio de profissionais da própria empresa, técnicos de segurança do trabalho e integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) - se o conteúdo da cartilha está sendo respeitado durante o expediente.

Outra iniciativa aconselhada pelo Sesi é a presença de um profissional da área da saúde ou de segurança do trabalho para esclarecer o conteúdo da cartilha, pois muitas vezes os trabalhadores não compreendem a aplicabilidade das medidas no dia a dia. “É muito importante que diretores da empresa e gestores de Recursos Humanos liderem e participem deste processo dentro da indústria para iniciar a promoção da cultura da segurança no ambiente de trabalho. Comportamento seguro exige rotinas diárias de orientação, supervisão e gestão de indicadores de segurança e saúde no trabalho, tem que integrar a estratégia de negócios das organizações”, destaca Vicente.

COMENT�RIOS

Karla Danielle - Sexta-feira, 20 de Outubro de 2017 - 15:50:48 - TERESINA/PI

Muito bom

Tabata Borges - Terça-feira, 10 de Janeiro de 2017 - 14:48:03 - Santa Rita de Caldas/MG

Muito legal a iniciativa de voces. Sou Tecnica em Seguranca do TRabalho em uma Mineracao no Sul de Minas, mas o grupo a qual a empresa que eu trabalho pertence tambem possui areas de pesquisa, extracao e serrarias no Parana. Gostaria de saber como fazer para adiquirir esta cartilha!

Recursos destinados à segurança e qualidade de vida devem ser encarados como investimentoPresidente do Sindemcap faz avaliação sobre o desempenho do setor em 2014