SINDEMCAP

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE EXTRAÇÃO DE MÁRMORES CALCÁRIOS E PEDREIRAS NO ESTADO DO PARANÁ

Logística Reversa para setor de minerais não metálicos chega à fase de diagnóstico

Senai, contratado como consultoria, apresentou dados repassados pelas indústrias sobre geração e destinação dos resíduos

A equipe do Senai, que está trabalhando como consultora na elaboração do Plano de Logística Reversa para o setor de minerais não metálicos, apresentou - em reunião realizada em maio - os primeiros resultados do diagnóstico feito junto às indústrias do segmento no Paraná. As empresas responderam questionários sobre geração e destinação de resíduos.

Segundo Franciele Tomczyk Teran de Freitas, analista técnica do Senai, esta foi a segunda reunião do setor para tratar sobre Logística Reversa. O próximo encontro, que acontecerá em junho, deve apresentar a quantidade de resíduos gerados pós-consumo, os recicladores homologados para a destinação final dos resíduos e a proposta da Logística Reversa. Se tudo ocorrer bem, em julho devem ser definidas as metas e as ações dentro do Plano de Logística Reversa. “O setor está bem interessado e acompanhando o andamento de todo o trabalho”, salienta.

O trabalho com o apoio da consultoria do Senai deve ser finalizado em julho. Uma vez finalizado, o plano precisa ser protocolado na Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). Os sindicatos do setor de minerais não metálicos solicitaram no órgão a ampliação para o prazo de entrega do documento. No entanto, a Sema ainda não se posicionou sobre o assunto. Quando for entregue, o plano passará por avaliação da secretaria.

PGRS

Na última assembleia promovida pelo Sindemcap, em maio, foi discutida a possibilidade de parceria com o Senai para a consultoria na implantação do Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) nas empresas do setor. A entidade está analisando os valores que cada indústria teria que investir para isto.

Franciele explica que a proposta para a consultoria já foi repassada e o Senai aguarda um posicionamento do sindicato. Vale a pena ressaltar que a aplicação do PGRS nas empresas é obrigatória por lei e ainda auxilia no processo de Logística Reversa.

Definida nova Convenção Coletiva de Trabalho para funcionários das indústrias do setorResolução da Sema para controle da qualidade do ar