SINDEMCAP

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE EXTRAÇÃO DE MÁRMORES CALCÁRIOS E PEDREIRAS NO ESTADO DO PARANÁ

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Setor industrial questiona e tenta reverter exigências na NR-12

Flexibilização na adequação e no cumprimento da norma regulamentadora em máquinas é reivindicada pelos industriais

clique para ampliar>clique para ampliarA NR-12 prevê a instalação de dispositivos de segurança nas máquinas da linha de produção nas indústrias (Foto: Reprodução)

A Fiep deve apresentar nas próximas semanas, juntamente com a CNI, algumas alternativas para flexibilizar da NR-12, norma que regulamenta o uso de máquinas, e principalmente acabar com a exigência que prevê o enquadramento da lei, sancionada em 2010, de todas as máquinas, independentemente da data de sua fabricação.

Segundo o coordenador do Conselho Temático de Relações do Trabalho da Fiep, Carlos Walter Pedro, a norma brasileira tem aspecto positivo, como o seu rigor. Mas, ao mesmo tempo, pune empresas que investiram anteriormente em equipamentos e precisam fazer adaptações que elevam os custos da produção.

“O que nós precisamos conseguir é que a NR-12 não atinja as máquinas do passado. Não existe uma lei que retroaja e essa norma está retroagindo. A luta da Fiep, e que nós estamos travando, é para que essa lei valha para as máquinas fabricadas da edição norma para adiante”, disse.

Para Walter Pedro, essa ruptura com o tempo seria um grande avanço, mas essa possibilidade será possível, segundo ele, com uma ação conjunta com a CNI.

“Há reuniões constantes com a CNI, mas temos que considerar que a norma já existe e já estão fiscalizando as empresas. O que nós pleiteamos é uma mudança para que tenha um corte temporal na norma, que ela valha na data que foi editada em diante e não retroaja no tempo. Essa é a luta e ela tem sido constante pela CNI. Esperamos que isso resulte em sucesso”, comentou.

O rigor da NR-12, segundo ele, é muito grande e esse aspecto pode ser preservado nas supostas alterações. “A NR-12 é mais rigorosa que a norma europeia, por exemplo. Uma máquina alemã, que é uma das mais avançadas do mundo, não passaria pelas nossas normas internas daqui da NR-12, mas tudo bem. Precisamos avançar e proteger a questão da integridade física dos nossos trabalhadores”, concluiu.

Segundo o engenheiro de Segurança e Consultor do Senai para a Construção Civil, Bruno Caruso Bilbao Adad, existem problemas técnicos também e que podem atrapalhar o processo de adaptação à norma. “Pela nova norma, as máquinas precisam ser adaptadas, alinhadas e isso muitas vezes, tecnicamente, é muito difícil de conseguir. Me parece que desse ponto de vista técnico é boa, mas do ponto de vista da aplicabilidade para as máquinas antigas ela criou de fato um problema para quem adquiriu as máquinas, ou seja, se transferiu a responsabilidade da adequação dessas máquinas para quem comprou”, comentou.

Adad destacou o sentimento que ocorre nas empresas em relação a isso. “O que sentimos nas empresas é que elas têm reclamado bastante sobre a temporalidade disso. O segundo problema é que se colocou aos empresários a necessidade de que eles têm que investir nessa nova norma para suas empresas. O problema são os recursos. Estamos falando de pequenas empresas que precisariam de aportes financeiros, e de que forma poderia ser equacionado isso de maneira que não impacte fortemente na saúde financeira das empresas”, ressaltou.

O consultor relata também que a maior divulgação da NR-12 pela mídia fez com que ela fosse mais conhecida e que alguns pontos passassem a ser mais considerados. “Desde dezembro de 2010, a norma entrou em vigor e tomou um vulto maior agora, talvez a divulgação (na época) não tenha sido efetiva, mas agora com ela aprovada é que se viu as dificuldades. Com três anos ela está sendo questionada inclusive judicialmente do ponto de vista de sua pertinência”, avaliou.

A NR-12 não faz distinção de equipamentos. A norma é aplicada a todas as máquinas. “Ela se aplica a uma máquina, a um motor. Se você tem alguém que faça um suco de cana, ela deve ser aplicada. Há um movimento nacional em que todos os sindicatos e federações acordaram ideias para uma nova proposta, que foi encaminhada ao ministério recentemente e em breve deveremos ter uma resposta”, finalizou.

COMENT�RIOS

Gejala Stroke - Terça-feira, 23 de Agosto de 2016 - 21:28:25 - Jakarta/RJ

Today I learned a lot from your website. thank you .
GEJALA STROKE

RÔMULO LARGURA - Quarta-feira, 08 de Julho de 2015 - 17:25:17 - ABC PAULISTA/SP

Sou Gestor de Contratos da empresa ZKL MANUTENÇÃO INDUSTRIAL, trabalhando ha mais de 16 anos nas regiões de BARUERI, ALPHAVILLE, JANDIRA, COTIA, ABC PAULISTA, com atuação também nos Estados do RIO DE JANEIRO, MINAS GERAIS E BAHIA e que, em consequência de grande demanda de serviços, esta ampliando sua capacidade e estrutura para atender as novas exigências através da norma regulamentadora NR 12, estabelecida pela Portaria SIT número 197 em 17 de dezembro de 2010. Temos expertise em serviços de manutenção em todas as suas especificações, mais o trabalho que estamos desenvolvendo em todo o território nacional, através de contrato para análise de riscos,verificação por análise fotográfica das zonas de perigo e pareceres técnicos e atestado de conformidade das adequações, juntamente com a equipe do Engenheiro Mecânico Eliziario Rodrigues Filho,especializado em Gestão de NR 12, as responsabilidades técnicas das aprovações dos itens segundo norma.

Em anexo, enviamos fôlder de apresentação para análise junto a sua equipe, e que desde já, honradamente, nos colocamos a inteira disposição para quaisquer esclarecimento ou, se este for o caso, demandas que por ventura, seu departamento tenha de urgência.

Rômulo Largura
ZKL MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
PABX: (11) 4309 6116
CEL: (11) 95 441 3590 Tim
(11) 94 498 9625 Vivo

Respondendo RÔMULO LARGURA
cicero fernandes - Sábado, 26 de Dezembro de 2015 - 10:11:17 - rio do sul/SC

temos um sistema online para gerenciamento do processo de implantação da norma nr 12. Gera inventário de máquinas, faz análise de riscos, controle de plano de ações, procedimentos de trabalho e segurança e muitas outras opções.
Consulte nosso site e entre em contato, estamos buscando parceiros para utilizar e divulgar essa ferramenta inovadora.
Ganhe tempo e dinheiro

Respondendo RÔMULO LARGURA
cicero fernandes - Sábado, 26 de Dezembro de 2015 - 10:11:33 - rio do sul/SC

temos um sistema online para gerenciamento do processo de implantação da norma nr 12. Gera inventário de máquinas, faz análise de riscos, controle de plano de ações, procedimentos de trabalho e segurança e muitas outras opções.
Consulte nosso site e entre em contato, estamos buscando parceiros para utilizar e divulgar essa ferramenta inovadora.
Ganhe tempo e dinheiro

Respondendo RÔMULO LARGURA
cicero fernandes - Sábado, 26 de Dezembro de 2015 - 10:11:43 - rio do sul/SC

temos um sistema online para gerenciamento do processo de implantação da norma nr 12. Gera inventário de máquinas, faz análise de riscos, controle de plano de ações, procedimentos de trabalho e segurança e muitas outras opções.
Consulte nosso site e entre em contato, estamos buscando parceiros para utilizar e divulgar essa ferramenta inovadora.
Ganhe tempo e dinheiro

clemerson fortunato - Terça-feira, 10 de Fevereiro de 2015 - 14:05:10 - Araucária/PR

Apresentação
A UniSafety Soluções é uma empresa que nasceu da união das empresas Segprojet e MarQsafe visando aumentar sua área de atuação no mercado Nacional.

Prestamos serviços às empresas na área de segurança do trabalho (com base nas normas existentes), visando um atendimento diferenciado, garantindo ao cliente a segurança de seu colaborador e o cumprimento das normas.

Nossa proposta é atender aos clientes em forma de assessorias técnicas e administrativas, projetos de proteções de acordo com a NR-12 e dispositivos de segurança para máquinas e equipamentos, apoio tecnológico nas áreas necessárias e treinamentos das normas de segurança.
41-3031-6144
41-9681-4599

Walter Luís Künzel - Terça-feira, 06 de Janeiro de 2015 - 13:03:26 - BRACO DO NORTE/SC

Gostaríamos de nos colocar a disposição para ajudar Vossas empresas na adequação prezando segurança em primeiro lugar, porém trabalhando com a engenharia a favor da classe empresarial dando alternativas com custos menores para aprovação das máquinas, e pensando também na produtividade destas máquinas. Nosso objetivo após 5 anos de experiência, é o de trabalhar também a favor da classe empresarial e trabalhadores.

Leonardo Zorzaneli - Terça-feira, 30 de Setembro de 2014 - 16:54:56 - Vitória/ES

Proteção para Correia Transportadora ? http://www.titronic.com.br/produto/protecao-para-correias-transportadoras

Leonardo Zorzaneli - Terça-feira, 30 de Setembro de 2014 - 16:54:50 - Vitória/ES

Proteção para Correia Transportadora ? http://www.titronic.com.br/produto/protecao-para-correias-transportadoras

Mauricio Motta - Quarta-feira, 23 de Abril de 2014 - 15:36:00 - Joinville/SC

Empresa de adequação completa da NR12!

WWW.NRSAFETY.COM.BR

Ficamos a disposição.

DEIXE SEU COMENT�RIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
    2. S�o um espa�o para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de ideias.
    Programa eSocial poderá ter seu prazo de implantação prorrogadoEmpresários devem ficar atentos às discussões sobre novas regras para insalubridade