SINDEMCAP

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE EXTRAÇÃO DE MÁRMORES CALCÁRIOS E PEDREIRAS NO ESTADO DO PARANÁ

Relator do novo Código de Mineração tenta acordo com governo para aprovação do projeto de lei

Expectativa é de que código possa ser aprovado ainda no primeiro semestre de 2014

clique para ampliar>clique para ampliarNovo Código de Mineração vai afetar as atividades das empresas brasileiras (Foto: Reprodução)

O deputado Leonardo Quintão (PMDB/MG), relator do novo Código de Mineração (PL 5807/13), tenta um acordo com o governo federal para que o texto seja votado na comissão especial na Câmara Federal. Há uma corrente no Congresso Nacional que defende o envio da matéria para análise diretamente no Plenário.

O deputado Eduardo Cunha (PMDB/RJ), líder no partido na Câmara, acredita que há questões complexas que devem ser discutidas em plenário, como divergências no conceito da economia da mineração e royalties.

Quintão argumenta que já teve apoio de quase todos os setores, mas o governo federal ainda resiste em discutir alguns pontos, como a ampliação da estrutura da nova Agência Nacional de Mineração e a fixação de alíquotas de distribuição dos royalties (Contribuição Financeira pela Exploração Mineral - Cfem).

O relator espera concluir as negociações com o governo até março, para que o novo Código da Mineração seja aprovado ainda no primeiro semestre de 2014. Desde o início das discussões, em junho do ano passado, os deputados apresentaram 372 emendas, além de centenas de sugestões vindas das audiências públicas.

Com informações da Agência Câmara

Empresas têm até 21 de março para entregar informações da RAISConsultoria faz análise do setor de mineração e traça principais tendências para 2014