SINDEMCAP

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE EXTRAÇÃO DE MÁRMORES CALCÁRIOS E PEDREIRAS NO ESTADO DO PARANÁ

Sindemcap realiza missão para Austrália e Nova Zelândia

Objetivo foi conhecer novas formas de utilização do calcário

clique para ampliar clique
               para ampliarGrupo teve contato com instituições, associações, produtores rurais, indústrias locais e universidades (Foto: Divulgação)

O Sindemcap, em parceria com a Fiep, promoveu uma missão empresarial para a Austrália e a Nova Zelândia, com o intuito de fornecer aos participantes novos conhecimentos e a verificação de formas inovadoras de uso do calcário. O grupo viajou entre os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Os participantes estiveram nas cidades de Melbourne, Gielong, Adelaide, Orange e Sidney, na Austrália, e Christ Church, Twizel e Oamaru, na Nova Zelândia. Durante a estadia, foram promovidas visitas técnicas a instituições, associações, produtores rurais, indústrias locais e universidades.

O tesoureiro do Sindemcap, Vitor Hugo Gaudêncio Johnson, foi um dos participantes e destacou os conhecimentos obtidos com a missão. “Vimos uma realidade diferente da nossa. Tivemos uma oportunidade de conhecer o mercado e a indústria de equipamentos nos locais”, diz.

Johnson explica que esperava ver técnicas muito avançadas comparadas com as utilizadas aqui. “A diferença não é tão grande, mas pudemos trazer novas ideias como, por exemplo, o uso de aviões para distribuição de corretivo agrícola, o que é muito interessante, pois torna o produto mais fácil de espalhar”, afirma. Ele destaca ainda a aplicação da rocha calcáriana  na construção civil, feita por meio de blocos cortados diretamente nas minas.

Os membros da diretoria do sindicato, Jan Peter, Jaime Alves e Cláudio Grochovski, também participaram da missão.

clique para ampliar clique para ampliarParticipantes conheceram novas ideias com relação a corretivos agrícolas (Foto: Divulgação)
clique para ampliar clique para ampliarVisitas técnicas levaram a empresas locais (Foto: Divulgação)

Alta nos preços do calcário dolomítico em fevereiroSesi dá início a capacitação com foco em sustentabilidade