SINCABIMA

Sindicato das Indústrias de Cacau e Balas, Massas Alimentícias e Biscoitos, de Doces e Conservas Alimentícias do Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Mensagem do Presidente

Neste mês, presidente do sindicato, Rommel Barion, comenta sobre o Plano de Logística Reversa e a necessidade dos industriais ficarem atentos quanto ao cumprimento da legislação

clique para ampliarclique para ampliarRommel Barion, presidente do Sincabima (Foto: Reprodução)

Estimado(a) Associado(a),

Esse mês, o que trouxe para compartilhar com o empresário é uma preocupação e também um alerta aos companheiros. Como já tem sido divulgado há muito tempo, o Plano de Logística Reversa (PLR) do setor de alimentos está em andamento, cumprindo todo protocolo assinado com a SEMA - Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Paraná, conforme Termo de Compromisso para execução do Plano de Logística Reversa e Responsabilidade Pós Consumo de Resíduos do Setor Industrial de Alimentos de Origem Vegetal do Estado do Paraná, assinado em parceria com mais três sindicatos patronais no dia 15 de dezembro de 2014.

O comitê gestor foi estabelecido a partir de fevereiro deste ano, durante reunião com representantes da SEMA, do IAP, da Fiep e Senai e dos quatro sindicatos patronais, atendendo ao plano de metas estabelecido no PLR Setorial de Alimentos.

Com reuniões mensais, o comitê gestor tem como objetivo realizar a implementação e execução do Plano de Logística Reversa (PLR) e suas metas estabelecidas, aprovado junto a SEMA em 04/11/2014 mediante Parecer Técnico nº 09/2014. Isto partindo do princípio de desenvolvimento de uma modelagem de responsabilidade pós-consumo, buscando a reutilização para o processo produtivo e garantindo a destinação ambientalmente adequada dos produtos de pós-consumo e resíduos gerados no setor.

No mês passado recebemos uma intimação da SEMA, por meio da Coordenadoria de Resíduos Sólidos, solicitando a relação atualizada das indústrias associadas e filiadas ao Sincabima e que participam do Sistema de Logística Reversa que o Sincabima possui com a Secretaria.

Com esta ação, a SEMA pretende intimar as indústrias que não aderiram ao PLR do sindicato para apresentarem seu PLR voltado ao atendimento da legislação estadual e poderá aceitar adesões a planos setoriais de âmbito nacional, desde que os mesmos possuam um plano de metas específico para o Paraná também.

Estivemos reunidos com o secretário Ricardo Soavinski no dia 13 de novembro, justamente para esclarecermos sobre a atuação de PLRs apresentados como nacionais e ofertados às nossas indústrias como um plano genérico para acalmar as autoridades competentes do nosso Estado e não serem multados ou coisa parecida.

Nessa reunião, informamos ao secretário que estávamos recebendo novas adesões de sindicatos patronais do setor de alimentos, o que fortalecerá ainda mais nossa atuação na logística reversa setorial, e aproveitamos para pedir um prazo maior para o início das fiscalizações nas indústrias paranaenses.

Desde o inicio do ano, estamos enviando convites, comunicados e cópias das intimações recebidas pelo Sincabima quanto às adesões das indústrias ao PLR, bem como temos representado e defendido algumas associadas que foram intimadas por outros órgãos públicos quanto à apresentação de PLR.

Recebemos poucas manifestações de interesse quanto ao cumprimento da Lei nº 12.305 de agosto de 2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Solidos (PNRS).

Caro industrial, esta preocupação não é só minha, mas de toda a classe empresarial do setor. O que tinha para ser feito em prol da nossa sustentabilidade e perenidade, já o fizemos pelo Sincabima!

Forte abraço,

Rommel Barion

Presidente do Sincabima

DEIXE SEU COMENT�RIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
    2. S�o um espa�o para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de ideias.
    Faculdade da Indústria lança novos cursos em Curitiba e São José dos PinhaisA Legislação e a Logística Reversa