SINCABIMA

Sindicato das Indústrias de Cacau e Balas, Massas Alimentícias e Biscoitos, de Doces e Conservas Alimentícias do Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




A importância das ações socioambientais nas empresas

Artigo da consultora técnica comercial do Sincabima, Patricia Fabiane da Silva, fala sobre a importância das ações de responsabilidade socioambiental para as empresas e linhas de financiamento específicas para essas iniciativas

clique para ampliarConfira as datas importantes ligadas ao meio ambiente em junho. (Foto: Divulgação)

Por Patrícia Fabiane da Silva

Devido às inúmeras e diversas formas que o ser humano tem buscado de se utilizar dos recursos naturais para sua sobrevivência vimos surgir como resultado, cada vez mais explícitas e aceleradas, a expansão, a implantação e a execução de ações socioambientais como uma das alternativas para melhor gerir os processos ambientais dentro das organizações, de forma a minimizar os impactos no seu entorno, decorrentes de suas atividades.

Pode-se dizer que duas palavras têm fundamental importância nessa busca da, digamos assim, “freada ecológica”, as quais seriam: “consciência” e “ambiente” = Conscientização Ambiental. Por muito tempo nossos ouvidos estiveram inclinados ao fato de que a natureza havia sido criada para nos servir, para suprir nossas necessidades. Correto! “Necessidades”. E o que é necessidade? O necessário.

Desconhecíamos a palavra “sustentabilidade”. Fomos além, e como retorno estamos sentindo os reflexos dos limites ultrapassados. Dentro desse contexto, conscientes dos impactos socioambientais que geram nas regiões de intervenção, os empreendimentos que planejam abrir ou ampliar sua área de atuação enfatizando a proteção ambiental e desenvolvimento social, estão se vendo cada vez mais obrigadas a buscarem linhas de crédito fomentando projetos sustentáveis.

Em geral, as linhas de financiamento encontram-se disponíveis por setores específicos. Como aplicações de linhas, podemos citar: infraestrutura, indústria, comércio, serviços, agropecuária, inserção internacional, investimentos em inovação, investimentos em meio ambiente, desenvolvimento social e urbano, dentre outros. Investimentos para obras de implantação de saneamento básico, por exemplo, são hoje passíveis de financiamento, somente mediante a apresentação de projeto socioambiental. Em casos de licitação, a apresentação do projeto deve ocorrer ainda durante o processo e não após a concessão.

Tendências ambientais, como são denominadas essas “linhas” acima descritas, evidenciam com clareza o quão importante é formarmos uma geração cada vez mais educada e consciente de que todos os recursos que temos disponível devem ser respeitados, valorizados e utilizados de forma adequada e controlada.

Patrícia Fabiane da Silva é consultora Técnica Comercial do Sincabima e Tecnóloga em Saneamento Ambiental da Roadimex Ambiental.

Sincabima oferece curso gratuito aos associados sobre CipaSincabima realiza negociações para Convenção Coletiva de Trabalho