Sinfor PR
TI PARANÁ
Informação - 25/02/2013

Sinfor esclarece sobre a formação do APL de TI no Paraná

Carta escrita pelo presidente do Sindicato, Gilmar Machado, pretende desmistificar e solucionar dúvidas em relação à formação do APL de TI
clique para ampliar clique para ampliarPara quem deseja conhecer sobre o APL de TI de Londrina e Região pode acessar o site (Foto: Divulgação)

O presidente do Sinfor, Gilmar Machado, redigiu uma carta aos associados, esclarecendo pontos importantes e que estavam gerando dúvidas com relação à formação do APL de TI no Paraná. Confira, abaixo, o conteúdo:

Arranjos Produtivos Locais (APL) são aglomerações de empresas, localizadas em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outras entidades de apoio e governamentais. Na região de Londrina foi organizado em 2006 o APL de TI de Londrina e Região, uma organização que foi fundamental para o reconhecimento da região como polo de tecnologia de software e ajudou para a formação da Rede de APL de TI do Paraná.

Mesmo os APLs agindo em prol de todas as empresas da região em que ela está situado algumas informações tendem a minimizar ou até denegrir as ações de tais entidades. Vou discutir aqui dois mitos que estão sendo divulgados sobre o APL de TI de Londrina e Região.

A primeira afirmação que chegou a nossos ouvidos é que o APL seria um grupo fechado em que empresas que já possuem acordos entre si criam ações que só beneficiariam a elas próprias. O APL de TI de Londrina e Região é representado por um grupo de governança limitado em 30 empresários do setor de TI (Software) mais representantes das entidades parceiras (governo, instituições de apoio e instituições de ensino). Apesar da limitação de número, qualquer empresário do setor que esteja situado na região pode participar do grupo, pedimos apenas que o representante tenha frequência nas reuniões que acontecem todas as sextas-feiras, às 7h30 da manhã.

O APL de TI de Londrina e Região é uma organização deliberativa, que provém informações às entidades parceiras e demais agentes para que entendam as necessidades do setor na região e criem ações que visem o fortalecimento do TI na região. Geralmente tais ações são oferecidas para todas as empresas do setor e não apenas às empresas do grupo da governança do APL.

A segunda afirmação que vem sido repetida nas redes sociais ou conversas informais é que APL de TI de Londrina e Região estimularia que as empresas se organizassem para pagarem menos aos seus colaboradores. As ações estimuladas pelo APL na área de Capital Humano visam dois objetivos principais: o primeiro é a criação de cursos de formação de mão de obra especializada para projetos inovadores das empresas e o segundo é criação da demanda necessária para manter ou atrair colaboradores de qualidades para a região.

Vale a pena ressaltar que as empresas que fazem parte do grupo da governança são empresas engajadas que costumam se destacar, tanto em inovação tecnológica quanto em gestão empresarial, ganhando prêmios por estas iniciativas. Atitudes que visam desvalorizar o capital humano, como por exemplo, acordos de não contratação de colaboradores de outras empresas, não seriam aceitas no grupo. Porém os colaboradores que se destacam em suas funções são sempre exaltados entre as empresas e não é raro um empresário indicar um colaborador de confiança para os outros membros da governança.

Espero que este texto tenha resolvido muitas das dúvidas e desinformações que estão circulando por aí. Para quem deseja conhecer sobre o APL de TI de Londrina e Região pode acessar o nosso site.

Presidente do Sinfor, Gilmar Machado

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail