Sinfor PR
TI PARANÁ
Investimento - 22/01/2013

Gastos com TI devem aumentar em 2013

Segundo dados apurados pela consultoria Gartner, companhias vão destinar US$ 3,7 trilhões para novas tecnologias

O ano para o setor de TI promete ser positivo. Segundo previsões do Gartner Group, os gastos mundiais com o segmento de Tecnologia e Informação deverão alcançar 3,7 trilhões de dólares em 2013, com aumento de 4,2% sobre os valores que as companhias desembolsaram em 2012. De acordo com os analistas da consultoria, grande parte desse aumento é resultado dos investimentos projetados em moedas estrangeiras. Quando medido em dólares, a previsão do crescimento dos gastos de TI em 2013 é de 3,9%.

O maior mercado para investimentos continua sendo o de telecomunicações, que responderá por 1,7 trilhão de dólares dos gastos totais previstos para 2013. Segundo os analistas, parte desses valores será aplicado em serviços de dados móveis para compensar o declínio dos serviços de voz fixa e sem fio. Para 2016, a Gartner estima que dados móveis responderão por 33% dos serviços de telecomunicações, acima dos 22% registrados no ano passado.

Em segundo lugar, como grande mercado para investimento, estão os serviços de TI, responsáveis por 927 bilhões de dólares do montante que as empresas vão desembolsar para tecnologia neste ano. Já os gastos com dispositivos - PCs, tablets, telefones celulares e impressoras - devem chegar a 666 bilhões de dólares em 2013, um aumento de 6,3% em comparação com 2012.

Outro setor que irá ter grandes investimentos é o de software empresarial, com gastos que deverão alcançar 296 bilhões de dólares este ano, o que equivale a um aumento de 6,4% em comparação com o ano passado. Este segmento será impulsionado por mercados-chave, como gestão de segurança, armazenamento e de relacionamento com os clientes (CRM). Apesar do crescimento, estima-se que a partir de 2014 ocorrerão maiores investimentos no setor.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Associe-se