Sinditextil
Futuro - 19/02/2013

ABIT divulga perspectivas para 2013/2014

Para diretores do Sinditêxtil, carga tributária é principal entrave à indústria têxtil
clique para ampliar clique para ampliarSegundo a ABIT, este ano o varejo deve ter um crescimento de 7% (Foto: Divulgação)

A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Vestuário (ABIT) divulgou um estudo sobre as perspectivas do consumo em 2013/2014. Segundo a pesquisa, o varejo deve ter um crescimento físico de 7% em 2013, além de elevação da massa de rendimento, expansão do crédito à pessoa física e manutenção da inadimplência em patamar elevado.

Para o diretor do Sinditêxtil e da empresa Fiasul, Augusto José Sperotto, o momento é positivo para o setor. “Acredito que o crescimento previsto para 2013 irá se concretizar. A economia está em um momento bom, estamos felizes com o segmento”, afirma.

Ele ressalta que a entrada de produtos importados é o maior problema enfrentado pelo setor. “As medidas que o governo está realizando são positivas e tendem a ajudar na competitividade das empresas brasileiras, mas a carga tributária ainda é um dos principais entraves enfrentados pela indústria têxtil no país”, declara.

Segundo o empresário Adilson Filipaki, da Abbici, e diretor do Sinditêxtil, a expectativa não é positiva para este ano. “Falta incentivo do governo para estimular o desenvolvimento do segmento”, afirma. A opinião é compartilhada pelo empresário da Antex e diretor do Sinditêxtil, Ruben Omar Serra, que afirma que o setor deve ficar estagnado. “Os impostos estão altos para a indústria, faltam medidas que ajudem no crescimento do segmento”, declara.

Neste ano, segundo o estudo, estima-se que o PIB brasileiro aumente 3% em comparação a 2012, sustentado principalmente pela elevação do consumo das famílias em mais de 3,5%. Este desempenho é esperado como resultado da diminuição dos juros em 2012 e do crescimento da massa de rendimento.

O número de pessoal empregado deve se manter em alta, por conta principalmente do novo cenário de avanço das atividades de comércio e serviços. O estudo aponta, ainda, que a atividade industrial tende a registrar crescimento relativamente modesto, na ordem de 2,8%, devido à restrita competitividade do setor, que inibe o desempenho de suas exportações e favorece o ingresso de produtos importados.

Coment�rios - Deixe seu coment�rio

por Marlene Parisi - Segunda-feira, 18 de Novembro de 2013 - 15:00:49 - Comentar

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail