Sinditextil
Expectativa - 09/01/2013

Presidente avalia perspectivas para 2013

Redução da tarifa de energia elétrica pode ser positiva para melhorar a competitividade da indústria

O setor têxtil encerrou o ano com melhores perspectivas para 2013. Essa é a opinião do presidente do Sinditêxtil, Nelson Furman, que considera que o cenário de 2012 foi negativo para os profissionais da área. “Muitos empresários não tiveram outra saída a não ser demitir funcionários. É visível que a indústria tem sofrido muito com o básico: encargos sociais e impostos muito elevados e a baixa produtividade”, afirma.

Segundo Furman, com encargos mais justos em solo nacional o trabalhador continuaria com todos os benefícios conquistados ao longo dos anos, mas, para isso, o governo precisa desonerar as empresas. Para ele, uma ação que traz boas perspectivas para o novo ano é a medida de redução da tarifa de energia elétrica. “A diminuição é interessante porque nossa matriz energética é uma das mais baratas e a tarifa de energia é uma das mais salgadas do mundo”, explica.

A medida do governo federal foi anunciada pela Presidente da República, Dilma Rousseff, em setembro do ano passado. A tarifa pode ser até 28% menor para indústrias, variando para cada estado. O Paraná ainda aguarda definição, mas o valor médio ficou em 20%. A queda é resultado da renovação das concessões que vencem em 2015 e da redução de encargos setoriais, entre outros fatores.

“O anúncio nos deu a esperança de um 2013 melhor. O jeito para que as empresas continuem crescendo em tempos difíceis é sempre usar a criatividade. E, se tivermos o apoio de nossos governantes, melhor ainda”, destaca. “Somando menores cargas tributárias, desoneração da folha de pagamento e trabalhadores conscientes com foco na produção, o resultado é a competitividade com a indústria internacional de importados. Temos que ser otimistas”, concluiu.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail