Começo de ano é sempre época de renovação. Se você está sentindo que sua
empresa não anda como você gostaria, que tal providenciar um planejamento estratégico para dar uma guinada
em seus negócios? O objetivo do planejamento é definir uma direção para a empresa e o processo
de definição é tão importante quanto o plano. É um momento de reflexão, discussão
e avaliação de forças e fraquezas, de oportunidades de mercado e da concorrência, de elaboração
de planos e definição de objetivos e metas.
Cada caso é um caso, uma vez que cada empresa
é uma empresa. Definir a direção não é o suficiente, já que a estratégia
tem que ser traduzida em planos e projetos específicos. Em cada caso é necessário definir:
Quando se trata de uma empresa que necessita de uma matéria-prima mais difícil de se conseguir, como uma
empresa produtora de celulose, por exemplo – em que sete anos são necessários para implantar uma floresta
e disponibilizar matéria-prima e três a quatro anos são precisos para planejar, projetar e construir uma
fábrica –, o plano precisará ser, necessariamente, de longo prazo.
É um negócio
altamente intensivo, o que faz com que o retorno sobre o investimento dependa exclusivamente do timing de implantação
do empreendimento e até mesmo de um bom planejamento, que considere os cenários de oferta e demanda de longo
prazo.
Já quando se trata de uma startup de tecnologia, por exemplo, para o lançamento de um novo
serviço ou produto com tecnologia inovadora, o planejamento será mais simples pela própria falta de elementos
que detalhem um horizonte de maior duração.
Mesmo assim, os cenários são normalmente
desenhados a longo prazo, procurando definir como o novo serviço ou produto estará competindo no mercado e quais
vantagens competitivas sustentáveis a tecnologia terá no futuro, por exemplo. Porém, sabemos que é
muito mais difícil detalhar de forma concreta estratégias específicas de maior prazo. Assim, o plano
será mais dinâmico e precisará ser revisado e renovado com maior frequência e sempre que surjam
novos fatores importantes.
Fonte: Negócio Certo - SEBRAE
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