Sindirepa Toledo 25 anos
Sindirepa Toledo 25 anos
06/11/2014

Campanha de manutenção preventiva: Curso de mecânica básica para mulheres

Sindirepa Toledo realiza curso de Mecânica Básica em parceria com o Núcleo de Automecânicas. Evento contou com a participação de 108 pessoas.

Com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância da manutenção preventiva dos veículos, o Sindirepa, em parceria com o Núcleo Setorial de Automecânicas, realizou o Curso de Mecânica Básica, com a participação de 108 pessoas, na sexta-feira (24), na Mecânica Vanzella.

Segundo Tiago Dotta, instrutor do SENAI, a palestra é voltada para a manutenção preventiva. "Orientamos aos usuários de veículos que busquem a manutenção preventiva, por ser mais barata e segura. Hoje, muitos problemas ocasionados em carros são devidos a falta dessa manutenção", diz.

Tiago explica que deve ser criado um hábito, pois é a orientação do fabricante, que inclusive traz um plano de manutenção preventiva para seguir. "Infelizmente no Brasil ainda não temos a consciência de levar o veículo na oficina para fazer uma revisão sem ele ter apresentado um problema", destaca.

O coordenador do Núcleo, Antônio Silvio Ribeiro, também destaca a importância de conscientizar sobre a manutenção antecipada, pois muitos acidentes ocorrem pela falta de preocupação com o veículo. "O nosso objetivo é conscientizar, mostrar que essa manutenção preventiva deve se tornar um hábito", comenta.

Para Ribeiro, a participação das mulheres surpreendeu. "Elas estavam muito interessadas no assunto, buscando aprender como funciona cada parte do veículo", observa.

Aprendizado

Para a participante Natiele Proschnau, o curso foi muito produtivo, pois não tinha nenhum conhecimento sobre mecânica de carro. "Como não tinha noção sobre mecânica de carro, achei o curso muito proveitoso. O que mais agregou para mim foram as técnicas para troca de pneu, como verificar a lataria do carro para saber se já foi batido, e principalmente como agir caso ocorra um incêndio", conta.

Salete Mocelin Dallagnol comenta que apesar de já ter conhecimento na área de mecânica, o curso foi muito produtivo. "Alguns pontos abordados foram bastante importantes, como o funcionamento do carro automático e injeção eletrônica, pois ainda não tinha conhecimento", explica.

Segundo Eloá Maróstica, as orientações passadas pelos bombeiros foram muito importantes, pois explicaram a importância de se ter um planejamento e como agir em caso de imprevistos. "Além dos assuntos sobre alinhamento e balanceamento que não tinha conhecimento, a orientação dos bombeiros foi muito importante” finaliza.

Esta ação do Sindirepa e do Núcleo integra as ações da campanha Outubro Rosa. E para o dia 8 de novembro está prevista a inspeção preventiva de veículos, no Parque Ecológico Diva Paim Barth, em alusão a campanha "Novembro Azul".

 

clique para ampliarclique para ampliarCurso contou com 108 participantes. (Foto: Sindirepa Toledo)

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail