Sindirepa Toledo 25 anos
Sindirepa Toledo 25 anos
23/08/2013

Tecnologia deve atender necessidade da empresa

Sistemas que visam facilitar trabalho e otimizar operações devem se adaptar ao porte e ramo de atuação das empresas.

O grande número de demandas dentro de uma empresa, aliadas ao crescimento da troca de informações e armazenamento de dados, faz com que atualmente quase todos os segmentos busquem realizar investimentos em tecnologia. Entretanto, é preciso ser criterioso no momento da escolha, para que a solução atenda as necessidades de cada empresa, levando em conta tamanho, atuação e segmentação de cada uma.

Um importante passo na adoção de uma solução de tecnologia da informação é a escolha do software. Essa decisão irá determinar todo o andamento do uso no dia a dia empresarial e por isso a seleção deve ser bem pensada. De acordo com Roberto Clementi, diretor de operações da Sofhar Gestão&Tecnologia, é importante que esse processo seja acompanhado por um fornecedor experiente, para que ele possa orientar a escolha e abrir o leque de possibilidades de uso das ferramentas. “A escolha da tecnologia depende de vários fatores, como por exemplo: Infraestrutura atual da empresa, qual a área de atuação. É preciso entender qual é a necessidade desta empresa para então sugerir as opções de mercado”, explica.

Entre os itens que devem ser levados em conta no processo de decisão por uma solução está a possibilidade de customização da ferramenta. Mesmo soluções de grandes companhias, como Microsoft, podem ser adaptadas à necessidade de cada empresa. “Um CRM, por exemplo, faz o papel de gerenciar o relacionamento com os clientes, mas para cada segmento de atuação é possível realizar customizações que deixem o sistema funcional e útil”, aponta Clementi.

Outro ponto importante a ser levado em conta é a questão de acompanhamento do funcionamento das ferramentas após a instalação na empresa. Ao escolher um fornecedor de tecnologia e adequá-la às necessidades do negócio, é preciso ter um suporte para manutenção no sistema, além da promoção de melhorias constantes e atualizações entre os usuários. Todos os dias surgem novas adaptações, ligadas à segurança e utilização, por exemplo.

A mensuração de resultados e geração de relatórios é outro ponto que deve ser levado em conta. Isso porque é importante que o sistema traga dados aos usuários que possam contribuir com a melhoria das atividades e com isso, estabelecer uma geração de resultados maior. “Com os dados gerados, em qualquer solução utilizada, é possível visualizar erros, potencializar acertos, traçar estratégias, tomar decisões, estabelecer comparações e assim fortalecer o negócio”, sentencia.

Diante do crescimento do uso dos dispositivos móveis nas organizações também é preciso uma atenção especial das companhias nesse sentido, para a ampliação dos pontos de uso e a facilidade de acesso. O mesmo ocorre com o modelo de uso na nuvem, sendo público, privado ou híbrido, que vai permitir uma mobilidade dos usuários.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail