Sindirepa Toledo 25 anos
Futuro - 19/11/2012

Montadoras terão incentivo para produção de carros mais econômicos

Medida do governo federal prevê que carros consumam 13,6% menos combustível do que os atuais

No próximo ano o Governo do Estado pretende implementar o Plano de Controle de Poluição Veicular (PCPV). Mas a preocupação com a poluição causada pelos carros também vai mudar a rotina das montadoras. Em outubro o governo federal lançou oficialmente o Inovar-Auto. O programa estabelece que até 2017 os carros novos tenham de consumir 13,6% menos combustível em relação ao índice atual. Significa que terão de percorrer, em média, 15,9 quilômetros por litro de gasolina e 11 quilômetros por litro de álcool. Montadoras que cumprirem esses requisitos receberão incentivos fiscais.

Empresas que conseguirem desenvolver produtos ainda mais econômicos, com capacidade de rodar 17,2 km/l com gasolina e 11,9 km/l com álcool terão benefício extra de redução de 2% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Se investir em novas tecnologias, como na área de segurança, terá direito a mais 2% de corte.

Um carro popular nacional com motor 1.0 de uma fabricante habilitada pelo regime automotivo recolherá 7% de IPI a partir de janeiro, mas essa alíquota poderá cair a 3% se todas as etapas do programa forem cumpridas. Essa redução será um importante fator de competitividade do produto.

Em paralelo à redução de consumo, os carros terão de diminuir as emissões de poluentes em igual proporção. A exigência do regime é que, até 2017, cada automóvel emita, em média, 135 gramas de CO² por quilômetro rodado, meta que aproxima os veículos brasileiros aos de países desenvolvidos. A Europa estabelece 130 gramas de CO² por quilômetro rodado até 2015 e 95 gramas até 2020. Já os EUA pretendem chegar a 154 gramas em 2016.

Mais limpo - "Essa medida é muito positiva porque os carros já saem das fábricas com motores menos poluentes", afirma Marcelo Alves, analista de Fomento e Desenvolvimento da FiepIsso significa que as oficinas terão menos trabalho para regular os carros novos que ainda estiverem acima dos níveis admitidos pelo PCPV.

No Paraná, o Programa de Inspeção e Manutenção de Veículos (Programa I/M), está agendado para vigorar a partir de 2013. Os primeiros a serem avaliados fazem parte da frota de veículos de uso intenso do Estado, especialmente aquela voltada ao transporte público e de cargas, e também todos os veículos com motores do Ciclo Diesel licenciados de 1970 em diante. Na sequência, o programa vai ampliando o escopo até que todos os veículos do Paraná passem anualmente pela inspeção.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail