Sindirepa Toledo 25 anos
Sindirepa Toledo 25 anos
25/01/2012

Escapamento: este "discriminado"

Além do controle da poluição o catalisador tem influência direta no nível de consumo de combustível.

Para os leigos, o escapamento é aquele "cano" do qual sai a fumaça do carro, apesar do conjunto de peças que forma o escapamento ser muito mais que isto. O importante, porém, é que este tipo de pensamento não seja levado para dentro da oficina. O mecânico deve ter em mente que esta parte do veículo tem influência não somente no controle da geração de poluentes do motor, mas também no desempenho direto do carro.  

O escapamento é composto por peças interligadas - tubo dianteiro, catalisador, silencioso intermediário e silencioso traseiro. E a função do sistema de exaustão é conduzir os gases da combustão e reduzir a emissão de poluentes do motor, além de controlar o seu ruído. Quando danificado, o componente pode ser substituído parcialmente. Porém, antes de emitir um laudo preciso sobre os problemas ocasionados, o mecânico precisa fazer a análise de todo o motor, para ter certeza de que não há outra interferência prejudicando o escape. "O mecânico, muitas vezes, pensa que o escapamento é apenas por onde passa fumaça e não se atenta às características primordiais de um sistema", diz Valdecir Rebellato, gerente de Engenharia e Marketing da Mastra. Para ele, o escapamento geralmente é discriminado pelo profissional da reparação.

Os componentes originais de reposição duram cerca de dois anos, pois é natural a deterioração conforme o tempo de uso. Insistir em rodar com um produto deteriorado gera incontáveis prejuízos para o proprietário. "Colabora com o aumento direto do consumo do combustível, além de causar uma mudança nas taxas de contra-pressão, que provocam alterações no sistema de injeção, arraste de óleo do motor e desgaste prematuro de peças. Além disso, é prejudicial à saúde porque compromete a conversão de gases", enumera Rebellato.

Ele afirma que a substituição do escapamento também é necessária quando avarias passam a causar problemas de ruído, caracterizado por sopros de gases, chocalhos no catalisador, som estridente, ressonâncias ao trocar marchas, entre outros. Também é recomendado checar o sistema quando o veículo está com baixo rendimento ou com excesso de consumo de combustível. "O motor é o coração do carro e o escape é o pulmão, é o que garante vazão para o que está sendo queimado", compara.

Conversor catalítico - Rebellato explica que o catalisador está presente desde 1992 em veículos nacionais que possuem controle de emissões e/ou injeção eletrônica. Ele ressalta a importância que o componente possui. "Nos carros atuais, é um absurdo não usar uma peça original, principalmente porque interfere na contra-pressão, o que pode ocasionar defeito em sensores de temperatura, rotação, oxigênio, entre outros", diz.

A peça funciona como um redutor da poluição gerada pela combustão do motor. Por meio de reações termoquímicas, os gases tóxicos passam pelo catalisador e se tornam menos prejudiciais à saúde. Porém, há ainda quem não se importe com este item fundamental. "Nós temos relatos de pessoas que tiraram o catalisador para não ter que gastar com a peça. Além de poluir, aumenta o nível de ruído e desregula a injeção, o que faz com que o carro aumente o consumo de combustível. Em um ano, o motorista pode até extrapolar o valor da peça com gastos extras", alerta.

Outra realidade são as falsificações que necessitam de uma grande atenção do reparador. Muitas vezes trazem a palavra "abafador" estampada na peça, mas não passam de itens irregulares, sem as especificações obrigatórias. Esses componentes são formados por uma carcaça com tubo soldado, sem o suporte cerâmico revestido com óxido de alumínio e metais ativos, que realizam a conversão. Custam mais barato, mas não funcionam corretamente.

Todos os catalisadores fabricados ou importados desde abril de 2010 passaram a receber o selo de certificação do Inmetro, que estabeleceu critérios de avaliação da conformidade dos conversores destinados à reposição. A medida tem a finalidade de garantir qualidade e durabilidade compatível com as necessidades de controle ambiental, além de combater o comércio de peças ilegais.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail