Sindirepa Toledo 25 anos
28/02/2011

Toyota faz recall do Corolla fabricado no Brasil

A Toyota faz neste domingo (27), por meio de anúncio em jornais de grande circulação no País, convocação de proprietários do modelo Corolla para um reparo preventivo da mangueira do sistema de partida a frio do carro. O recall envolve os modelos produzidos no Brasil entre março de 2008 e dezembro de 2010. De acordo com a montadora, por não estar em conformidade com as normas de fabricação, a mangueira do sistema de partida a frio do carro pode sofrer pequenas fissuras, provocando vazamento de gasolina e risco de incêndio.

Os proprietários dos modelos Corolla fabricados neste período devem procurar uma loja da rede de concessionárias a partir de terça-feira, 1º de março. A Toyota recomenda o agendamento prévio do reparo.

No dia 26 de janeiro, a montadora japonesa havia anunciado um recall mundial para resolver um defeito que poderia causar vazamento de combustível em 12 modelos de carros de sua fabricação. Este recall envolve 1,7 milhão de unidades. Na época a montadora informou que nenhum veículo no Brasil precisaria passar pela manutenção.

A Toyota manteve no ano passado a liderança mundial do setor automobilístico, mas convocou vários recalls, que afetaram milhões de veículos nos últimos 18 meses por diferentes problemas técnicos. Considerada por muitos anos como uma das montadoras mais confiáveis do mundo, a Toyota tem visto sua imagem sendo afetada por uma série de problemas na fabricação de veículos.

Em janeiro de 2010, a Toyota realizou um grande recall nos Estados Unidos. Na ocasião, a convocação foi para solucionar uma potencial falha no pedal do acelerador. A explicação era a de que, ao ser pressionado com força, o pedal demorava a retornar à posição original ou, ainda, ficava preso no meio do seu curso. O problema afetava 2,3 milhões de veículos.

A empresa informou que os carros vendidos no Brasil não estavam envolvidos nos recalls anunciados pela empresa nos Estados Unidos. Em nota divulgada à imprensa, a montadora explicou que "os modelos Camry e RAV4 comercializados no Brasil são provenientes do Japão, e o Corolla é produzido localmente na planta de Indaiatuba (SP)".

No ano passado, a fabricante japonesa fez uma convocação de aproximadamente 3,8 milhões de unidades, também nos Estados Unidos, incluindo carros de sua versão de luxo Lexus, para substituição do tapete do assoalho, que poderia prender o acelerador.

Fonte: Gazeta do Povo

clique para ampliar clique para ampliarDivulgação (Foto: Corolla)

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail