A partir de janeiro de 2012 entra em vigor no Brasil o Proconve-P7 (Programa de controle da poluição de ar de veículos automotores). A norma brasileira que regulamenta as emissões para veículos automotores foi estabelecida com os mesmos princípios do Euro V, na Europa. Por aqui, a Mercedes-Benz largou na frente com o lançamento da tecnologia BlueTec 5, que será usada em motores para caminhões e ônibus. O sistema exclusivo, que é utilizado com sucesso na Europa desde 2005, propõe a redução catalítica seletiva e a otimização do motor, com o objetivo de diminuir drasticamente as emissões de poluentes e o consumo de combustível.
Segundo a marca alemã, o Bluetec 5 reduz em 80% a emissão de material particulado (mistura de partículas poluentes muito finas de sólidos ou líquidos suspensos no gás emitido pela queima de combustíveis fósseis em motores de combustão interna de veículos) e em 60% a emissão de óxidos de nitrogênio (NOx), que é transformado em nitrogênio puro e vapor d’água, inofensivos ao meio ambiente.
Além de atender às exigências da nova legislação, a tecnologia também proporciona aos motores melhora na desempenho e redução no consumo de combustível, diminuindo o custo operacional. Outro benefício é sua total adequação ao diesel de petróleo e também ao diesel de cana e ao biodiesel. Mas para desfrutar de todas estas melhorias, o consumidor terá de preparar o bolso. O aumento vai existir, mas dependerá do modelo do veículo. Variará entre 8% e 15%. “A economia em combustível e o aumento do intervalo de troca de óleo do motor (até 50% mais) compensará essa elevação”, diz Gilberto Leal, gerente de Desenvolvimento de Motores da MB.
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