Carroll Shelby Internacional anunciou nesta sexta-feira (11) que Carroll Shelby, um dos ícones da indústria automobilística mundial, morreu nesta quinta-feira aos 89 anos no Hospital Baylor, em Dallas (EUA). A causa da morte não foi divulgada. Carroll Shelby criou verdadeiras lendas nos anos 1960 e 1970, como o Shelby Mustang e o Shelby Cobra.
Nascido em 11 de janeiro de 1923, Carroll Shelby foi piloto — ele ganhou a tradicional corrida de Le Mans em 1959, dividindo o Aston Martin DBR1 com Roy Salvadori —, filantropo, empresário criador da marca Shelby e proprietário de uma equipe de corrida. “Ele talvez seja a única pessoa a ter trabalhado em um nível visível nos três principais fabricantes de automóveis americanos”, diz a nota oficial.
Carroll Shelby fundou a Carroll Shelby International, com acordos com gigantes da indústria, como Ford Motor Company, Mattel, Sony e Electronic Arts. Sua companhia de automóveis, a Shelby American, tem um negócio próspero de peças, bem como uma linha de muscle cars, incluindo o Shelby GT500 Super Snake, Shelby GT350 e Shelby GTS. A empresa, sediada em Las Vegas, também fabrica séries limitadas do Shelby 289 “street” 1960, 289 FIA, 427 S/C e Daytona Coupe Cobras.
"Seja ajudando a Ford a dominar a cena das corridas nos anos 60, seja construindo alguns dos mais famosos Mustangs, o entusiasmo e paixão de Carroll Shelby por grandes carros inspirou todos que trabalharam com ele ao longo de seis décadas. Ele era um grande inovador cuja marca jamais será esquecida na Ford", disse em nota Edsel B. Ford II, membro do Conselho da Ford e bisneto de Henry Ford.
Envie para um amigo