Sindiminerais PR
União - 14/11/2012

Fabricantes de máquinas querem criar associação

Empresários pretendem aumentar a representatividade do setor e organizar feira comercial própria

Fabricantes de equipamentos para cerâmica vermelha querem se fortalecer. No dia 26 de outubro, 50 fornecedores de máquinas da indústria de telhas, tijolos e demais peças cerâmicas se reuniram na sede da Associação das Cerâmicas Vermelhas de Itu e Região (Acervir) em Itu (SP), para debater a criação de uma associação que abrigue o setor. Uma nova reunião para elaborar o estatuto da associação foi marcada para o dia 30 de novembro.

"Todos os participantes foram convidados a dar sugestões para a elaboração do estatuto da associação. Um advogado será contratado para os encaminhamentos necessários", afirma o proprietário da Máquinas Man, de Marília (SP), Matheus Rodrigues, presidente provisório da associação, que ainda não tem nome definido. Em breve será escolhido um conselho de administração.

Para os interessados na inciativa, a entidade deve ter conhecimento de toda a cadeia produtiva para realmente defender os interesses do setor. "Temos que entender que fazemos parte de uma cadeia produtiva, por isso devemos estar unidos", declara Eduardo Putz, diretor da Verdés, de Itu (SP).

Independência - Os futuros associados acreditam que uma feira organizada pelos fabricantes deverá possibilitar a apresentação de mais equipamentos para os ceramistas, entre outros benefícios. "Nossa ideia é que a Anicer continue desenvolvendo o seu trabalho. Não estamos declarando guerra à Anicer", afirma Rodrigues. Porém, ele argumenta que as feiras que são feitas na Europa são promovidas pelos fabricantes de máquinas.

A ideia é organizar uma nova feira com valor mais acessível para os expositores. "Muitos vão para confraternizar, essa parte vai continuar, mas se o ceramista pudesse ver o mesmo equipamento produzido por vários fabricantes, como 20 laminadores, 20 marombas, enfim, seria ótimo", conclui.

Para alguns empresários, a entidade tem que atentar para diversos assuntos, não somente melhores condições em exposições de equipamentos. "Temos que visualizar o leque que se abre com uma associação. Devemos nos unir mais e descobrir novas maneiras para nos beneficiar", destacou Thiago Ferreira dos Santos, da Kromaq, de Mococa (SP).

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Filie-se

Associe-se