O workshop coordenado pelo SIAMFESP na última quinta-feira (20-05), durante a ExpoAlumínio 2010, contou com
a apresentação de especialistas renomados nas áreas de design, comércio e economia, que comentaram
o atual momento vivido pelo setor, bem como as perspectivas para os próximos anos.
Após a abertura do
encontro, realizada pelo vice-presidente do SIAMFESP, Arcangelo Nigro Neto, o professor Ricardo Pastore, da ESPM, ressaltou
a necessidade de mudança de atitude das empresas que atuam no varejo.
Para justificar seu ponto de vista, evocou
o exemplo do Walmart, rede americana que migrou do conceito “preço mais baixo todo dia” para “Save
money. Live better”, enfatizando com isso o conceito de que a economia feita dentro de suas lojas deve se transformar
em qualidade de vida. “Preço baixo atrai, mas não fideliza, e o consumidor se cansou de ter péssimas
experiências ao comprar simplesmente o mais barato”, frisou.
Na sequência, o professor Fabiano Pereira,
consultor do Senai São Paulo Design e professor do Instituto Europeo di Design, destacou o novo conceito de design,
que hoje vai além do desenho puro e simples, envolvendo questões produtivas e necessidades do mercado. “Antes,
um produto precisava funcionar bem e ser bonito. Hoje, é uma interface entre indivíduo, economia, tecnologia
e criatividade, não bastando os dois elementos do passado”, pontuou.
Segundo ele, há a tendência
de o design se ligar a uma linha inteira de produtos, não se limitando apenas a um ou outro exemplar. O especialista
citou a Apple como caso típico desses novos tempos, visto que seus produtos são facilmente identificáveis
em qualquer parte do mundo.
A estratégia da multinacional americana, que atua nos ramos de eletrônicos
e informática, pode ser aplicada em qualquer segmento, assegurou o especialista. “Escolhido o conceito de produção
e modalidade de negócio, basta fazer a composição de uma linha como um todo, pensando em segmentação
de produto, valor agregado e planejamento estratégico de quando isso pode ser renovado de forma sistêmica”,
ensinou.
Para fechar o evento, o professor Roberto Macedo, da Faculdade de Economia, Administração e
Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), falou sobre o que o segmento de UD de alumínio pode esperar
do mercado daqui pra frente.
Embora acredite que o governo possa investir mais em novas obras, tendo em vista sua grande
arrecadação, o economista percebe que há muito espaço a ser explorado pelas empresas desde já.
“Temos uma população de quase 200 milhões de habitantes. Eu já lidei muito com empresas
estrangeiras, e elas olham o Brasil como um grande mercado”, salientou, acrescentando que o grande desafio para praticamente
todos os segmentos é se preparar para enfrentar a concorrência chinesa, cada vez mais agressiva.
Durante
a ExpoAlumínio, evento organizado pela Abal, o SIAMFESP também esteve envolvido na reunião do Grupo Setorial
de Utensílios Domésticos de Alumínio. Confira aqui
o que foi discutido no encontro.
FONTE: http://www.siamfesp.org.br/