Voc� est� no site:   Fiep   /   Sindicatos   /   Sindimate - old
Tamanho da fonte : Aumentar +A | Diminuir -A

Economia paranaense vai receber R$ 4,6 bilhões com 13º salário neste ano

Economia paranaense vai receber R$ 4,6 bilhões com 13º salário neste ano

Com o pagamento do décimo terceiro salário estão sendo injetados na economia paranaense neste final de ano cerca de R$ 4,6 bilhões, valor 7% superior ao do ano passado, quando foram investidos cerca de R$ 4,3 bilhões. São 4,1 milhões de pessoas beneficiadas na estimativa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

São os trabalhadores do mercado formal, inclusive os empregados domésticos e beneficiários da Previdência Social, aposentados e instituidores de pensão da União e dos estados, conforme explicou o economista do Dieese, Sandro Silva. Esse total representa cerca de 2,83% do produto interno bruto (PIB) do Paraná.

Segundo o economista, a maior parte desses recursos deve ser usada para quitar dívidas. Isso é praticamente uma rotina para os brasileiros, que já planejam seus gastos contando com esse salário. Este ano, devido crise financeira internacional, todos estão mais cautelosos em fazer novas dívidas. De acordo com Silva, esse impacto acaba sendo mais psicológico do que real.
A orientação é que o assalariado priorize dívidas e negocie descontos para pagamentos vista. Ele deve quitar as dívidas que incidem juros mais altos como cartão de crédito, cheque especial e empréstimos em financeiras, recomenda. O economista lembra que os trabalhadores devem também fazer já um planejamento das contas a pagar no início do ano, como escola e impostos cobrados nesse período.

Fonte: Agência Brasil

Voltar       Versão para impressão
Envie a notícia por email
Seu nome:
Seu email:
Enviar para:
Comentário:

Enquete

O que você achou do site do Sindimate?

Ótimo

Bom