Voc� est� no site:   Fiep   /   Sindicatos   /   Sindimate - old
Tamanho da fonte : Aumentar +A | Diminuir -A

Sustentabilidade é mais fácil e barato que parece

Sustentabilidade é mais fácil e barato que parece Apesar de parecer complicado, adequar-se aos preceitos da sustentabilidade é mais fácil e barato do que parece. Pequenos ajustes, como monitoramento da geração de resíduos para reduzi-los sempre que possível, verificação da utilização de energia e possibilidade de redução do consumo, readequação, se for necessário, da iluminação da empresa, diminuição no consumo de água e implementação de programas de incentivo aos funcionários, não requerem investimentos altos e podem trazer grandes benefícios, informou o site InfoMoney.

Para orientar os empresários dos pequenos negócios paulistas nesta questão, o Sebrae-SP lançou o projeto Gestão Ambiental. A proposta é formular um conjunto de práticas administrativas e operacionais que levam em conta a saúde e a segurança das pessoas e a proteção ao meio ambiente. Todas as fases do ciclo de vida de um produto e de uma empresa estão incluídas no programa.

Resultados do diagnóstico

Segundo a gestora do programa, Dorli Martins, foi elaborado um relatório de auditoria ambiental para cada uma das empresas participantes do projeto-piloto. "Com o relatório em mãos, o empresário soube quais eram todas as suas conformidades e inconformidades, podendo se programar para implementar as mudanças necessárias".

Ela aponta também que os resultados apresentados foram surpreendentes: redução de 40% no consumo de matéria-prima e de 30% no de energia elétrica, além da legalização de nove lavanderias industriais da cidade de Cajamar. Participaram empresas dos segmentos de cerâmica vermelha, produtores de cachaça, oficinas mecânicas, plásticos, metal-mecânica, brinquedos de madeira, calçados e lavanderias industriais. O diagnóstico apontou ainda que as MPEs dos setores estudados geram resíduos, em média, de 40% (cerâmicas), de 35% (couro e calçados), 30% (brinquedos de madeira e plástica), 5% (cachaça) e 10% (oficinas mecânicas).

A implantação do prognóstico será executada por meio de aperfeiçoamento tecnológico, monitoramento e certificação de boas práticas ambientais, com validade de um ano para as empresas que fizerem as implantações recomendadas, além da elaboração de cartilhas de eficiência energética para os setores de calçados, cerâmica vermelha, lavanderias industriais e plásticos.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Voltar       Versão para impressão
Envie a notícia por email
Seu nome:
Seu email:
Enviar para:
Comentário:

Enquete

O que você achou do site do Sindimate?

Ótimo

Bom