Voc� est� no site:   Fiep   /   Sindicatos   /   Sindimate - old
Tamanho da fonte : Aumentar +A | Diminuir -A

Economistas prevêem inflação de 6,3% e chegam perto do limite do BC

Economistas prevêem inflação de 6,3% e chegam perto do limite do BC

O mercado financeiro elevou pela 14ª semana seguida sua estimativa para o índice oficial de inflação de 2008. Pela mais recente pesquisa Focus, feita pelo Banco Central (BC), a projeção é de IPCA de 6,30% neste ano, acima dos 6,08% calculados na pesquisa da semana anterior. Também foi aumentada a previsão do IPCA para o próximo ano, de 4,78% para 4,80%. A previsão mostra que a expectativa vai se aproximando do limite estimado pelo BC para inflação no ano, que é de 6,5%. O chamado centro da meta é de 4,5%, mas há uma margem de variação de dois pontos, para baixo ou para cima (poderia, portanto, ir de 2,5% a 6,5%).

Os analistas consultados pelo BC também revisaram para cima as expectativas para os demais indicadores inflacionários deste ano. O IGP-DI, por exemplo, deve subir 11,36% em vez dos 11,02% contidos no documento passado. No IGP-M, muito usado para reajuste de aluguéis, o aumento previsto é de 11% e não de 10,36% como aguardado antes. O prognóstico para o IPC da Fipe é de alta de 5,85% contra os 5,79% estimados anteriormente. Sobre este mês, o IPCA deve avançar 0,70%, ou 0,10 ponto acima da taxa projetada antes, de 0,60%. O IGP-DI deve ter alta de 1,85% e o IPC da Fipe, de 0,85%. Esses percentuais correspondiam a 1,81% e 0,75%, respectivamente, no relatório passado.

Quanto a julho, ficou estacionada em 1% a expectativa para o crescimento do IGP-DI. Para o IPCA, os analistas consultados pelo BC calculam elevação de 0,55%, maior do que o 0,45% projetado anteriormente. O IGP-M deve subir 0,95%, passando o 0,85% esperado no documento passado. A perspectiva para o IPC da Fipe teve leve alteração, de 0,40% para 0,42%.

Conforme definição do Banco Central, o relatório Focus de mercado destaca semanalmente as expectativas das instituições com maior habilidade de previsão, as chamadas organizações Top 5. O documento apresenta as previsões de curto e médio prazo para crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), IPCA, IGP-DI, IGP-M, taxa de câmbio, taxa Selic (juros básicos da economia), entre outros.

Taxa de juros

Pela segunda semana seguida, os analistas financeiros reforçaram a estimativa de que a Selic (taxa básica de juros) termime o ano em 14,25%. Para o ano que vem, a expectativa é de 13,5%, acima dos 13% aguardados anteriormente. Atualmente, a taxa Selic está em 12,25% ao ano.
Consta ainda do relatório a previsão de que o dólar termine 2008 a R$ 1,67, ligeiramente abaixo do R$ 1,68 calculado antes, e a R$ 1,77 em 2009, sem alteração. Para junho, foi mantida a projeção de que o dólar encerre a R$ 1,63.

Crescimento do PIB

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro deve ter expansão 4,80% em 2008, repetiram os analistas consultados pelo BC no Boletim Focus. A estimativa coincide com aquela apresentada no documento passado. Da mesma forma, ficou estacionada a previsão para o crescimento econômico do país no próximo ano, em 4%. Os analistas consultados pelo BC também reforçaram que o déficit em conta corrente deve ser de US$ 23 bilhões em 2008. Para o ano seguinte, contudo, a previsão foi alterada, de saldo negativo de US$ 31,15 bilhões para déficit de US$ 31,90 bilhões.

A expectativa para a balança comercial é de superávit de US$ 23 bilhões este ano, sem mudança, e de US$ 15,21 bilhões nos 12 meses seguintes, maior do que os US$ 15 bilhões previstos antes. Deve haver ingresso de US$ 34 bilhões em investimento estrangeiro direto em 2008, estimativa essa inalterada. Para 2009, a perspectiva é de entrada de US$ 30 bilhões, sem modificação. No relatório está ainda que produção industrial deve apresentar ampliação de 5,56% neste exercício e de 4,50% nos 12 meses à frente.

Fonte: Valor On Line

Voltar       Versão para impressão
Envie a notícia por email
Seu nome:
Seu email:
Enviar para:
Comentário:

Enquete

O que você achou do site do Sindimate?

Ótimo

Bom