China perde competitividade na indústria
A China Esta Perdendo Competitividade no Setor Industrial...A China está perdendo competitividade no setor industrial, sugere uma
pesquisa divulgada na terça-feira pela Amcham (Câmera de Comércio Americana) de Xangai. O levantamento
"China Manufacturing Competitiveness" sondou 66 empresas internacionais com operações na China e foi
realizado no final de 2007, informou a BBC Brasil. Os dados indicam que 54% dos entrevistados avaliam que a China está
perdendo competitividade para outras economias emergentes e 70% dizem acreditar que essa desvantagem se deve à valorização
da moeda chinesa, o iuan. De acordo com o estudo, uma das causas para a queda da competitividade chinesa no setor é
o crescente aumento nos custos de produção, que estão levando as empresas a mudar suas fábricas
para países como o Vietnã e a Índia. A
inflação e o aumento dos salários também foram apontados como outras causas do enfraquecimento
da competitividade chinesa. Os operários das empresas pesquisadas tiveram um aumento salarial médio de 10,3%
por ano, enquanto os funcionários de nível administrativo tiveram aumento de 9,1%. Outra preocupação
que os entrevistados revelaram é o crescente custo das matérias-primas, que ficaram em média 7% mais
caras. Segundo a pesquisa, 88% dos entrevistados afirmaram ter investido inicialmente na China por causa dos baixos custos
de produção, mas avaliam que atualmente a mão-de-obra barata e os incentivos fiscais de outros paises
da Ásia são mais atrativos. Desses 88%, a maioria
(63%) apontou o Vietnã como primeiro destino no caso de uma mudança. A Índia ficou em segundo lugar,
com 37% da preferência. Quase uma em cada cinco (17%) das empresas que participaram da pesquisa disse que já
tem planos concretos para se mudar a outros países da Ásia. Apesar de outras economias aparentarem ser
mais atrativas que a chinesa, 83% afirmaram que ainda pretendem continuar operando no país. A maioria avalia que a
razão que justifica manter operações menos competitivas na China é desfrutar do atrativo e vasto
mercado doméstico, que ainda está se desenvolvendo.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
|