Voc� est� no site:   Fiep   /   Sindicatos   /   Sindimate - old 
Tamanho da fonte : Aumentar +A | Diminuir -A

Senai desenvolve projetos de design para micro e pequenas empresas

Projeto adequado de identidade visual melhora as vendas e pode abrir novos mercados

Cada vez mais micro, pequenas e médias empresas investem na criação e desenvolvimento de marcas, produtos e embalagens para ganhar competitividade e conquistar novos mercados. O desafio é buscar uma identidade visual única, que comunique e potencialize todo o valor de um produto ou serviço. Para atender a essa demanda crescente do mercado paranaense, o Núcleo de Design Gráfico e Produto do Senai Cietep, em Curitiba, desenvolve projetos que ajudam as empresas a melhorar produtos, marcas e embalagens. “Desta forma, as empresas podem potencializar sua imagem frente aos clientes, aumentando a percepção de valor de seus produtos e serviços”, explica o designer Marcelo Gonçalves Azevedo, que coordena o Núcleo.

Segundo ele, a proposta é auxiliar as empresas que planejam lançar novos produtos ou que pretendem modificar suas embalagens para atender as exigências do consumidor. “O desenvolvimento e a implantação de um projeto de design adequado pode incidir diretamente na performance de vendas e promover o lançamento de produtos no mercado nacional e internacional com maior aceitação”, destaca Azevedo.

Foi o que aconteceu ano passado com a Cacau e Mel, micro empresa de Curitiba fabricante de chocolates. O Núcleo de Design desenvolveu o nome, a marca e o símbolo gráfico da empresa. O trabalho foi finalizado em outubro de 2007. “Todo o trabalho foi feito pelo Senai. Eu só tinha o produto. Depois foi feita uma pesquisa com resultado muito bom. A aparência do produto melhorou e meus clientes estão elogiando. Ficou mais profissional mesmo”, diz a empresária Elaine Klock, proprietária da Cacau e Mel, que buscou financiamento da Associação Brasileira de Embalagens (ABRE) para viabilizar o projeto.

A ABRE subsidia 70% dos projetos de inovação e tecnologia no valor de até R$ 10 mil e a empresa arca com os 30% restantes. A outra forma de financiamento é através do Programa de Adequação Tecnológica (PADTEC) do Sebrae, que também subsidia 70% do valor total do projeto, desde que o apoio não ultrapasse o limite de R$ 5 mil por ano.

“De outubro até hoje, creio que aumentamos em 30% as vendas dos produtos da Cacau e Mel. Estou conquistando novos clientes, abrindo mais pontos de venda em lojas de conveniência e cafés”, comemora a empresária. Para a Páscoa, a expectativa é ampliar ainda mais as vendas. “Estou com uma equipe de vendas. Até o meu irmão está ajudando”, diz Elaine. Na visão da empresária, é importante investir na melhoria da identidade visual do produto, embalagem e marca. “Valeu a pena. Pela qualidade do material apresentado, foi muito viável financeiramente”, considera Elaine.

O coordenador do Núcleo de Design do Senai Cietep lembra que a Cacau e Mel tinha uma linha de produtos bem artesanal antes do projeto de design gráfico. “Os produtos tinham um adesivo em uma embalagem plástica com um formato que não era bom. Pesquisamos uma embalagem melhor, sugerimos o nome e desenvolvemos a marca e a comunicação visual como um todo”, observa Azevedo.

Entre os serviços desenvolvidos pelo Núcleo, destaque para a Criação de Marca, Identidade Visual Corporativa, Catálogo de Produtos, Embalagem e Projeto de Produtos. “Para uma marca, a idéia é criar um sinal distintivo, único, que identifique uma empresa e a faça ser memorável, transmitindo seus valores, estilo e personalidade. A marca deve ser simples na execução e elaborada em seu conceito”, ensina Marcelo Azevedo, destacando que todos os elementos gráficos, cores, tipografia, fotografia e ilustrações devem ser empregados na comunicação de uma empresa para criar um estilo.

“É um processo que necessita ser planejado e estruturado para transmitir os valores e a imagem que a empresa quer comunicar para seus clientes de forma integrada e coerente”, diz. Já a embalagem, de acordo com ele, precisa ser planejada levando em consideração o armazenamento, o transporte, a estética e a comunicação, bem como a produção e o ciclo de vida. “A embalagem é tão importante quanto o seu conteúdo e tem a principal função de mostrar além do que os consumidores percebem sobre determinado produto”, completa.

Fonte:

Núcleo de Design Gráfico e Produto do Senai- Marcelo azevedo 

 




Voltar       Versão para impressão
Envie a notícia por email
Seu nome:
Seu email:
Enviar para:
Email:
Comentário:


 

Enquete

O que você achou do site do Sindimate?


Ótimo

Bom

Regular

Pode Melhorar

parceiros

FIEP - Federação das Indústrias do Estado do Paraná - Direitos Reservados

Av. Candido de Abreu, 200 - Centro Cívico
80530-902 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-9000