Pesquisa divulgada pelo Sebrae no Paraná revela que as micro e pequenas empresas com mais de
dois anos de funcionamento têm uma taxa de sucesso de 74,8%. Ou seja, de cada 100 pequenos negócios abertos no Estado, 75
dão certo, no período considerado mais crítico para as micro e pequenas empresas. A pesquisa, realizada em todos os estados
brasileiros pelo Instituto Vox Populi, analisa a média de mortalidade das micro e pequenas empresas abertas entre 2003 e 2005
e os fatores de sobrevivência e fechamento. O número pode ser considerado mais um passo para o fortalecimento do setor, já
que a taxa nacional de sucesso, apurada em pesquisa anterior, com empresas abertas entre 2000 e 2002, era de 50,6%. No Paraná,
o Vox Populi entrevistou 413 proprietários, ex-proprietários, sócios e ex-sócios nos setores da indústria, comércio e serviços,
de 25 de abril a 30 de junho, em municípios de maior peso populacional. A margem de erro da pesquisa é de 4,8%, uma confiança
de 95%.
Dentre os principais fatores de sucesso das micro e pequenas empresas paranaenses, apontados
pelos próprios empresários, estão, nesta ordem, a capacidade empreendedora (persistência, perseverança, criatividade, aproveitamento
de oportunidades, capacidade de assumir riscos, capacidade de liderança); logística operacional (escolha de um bom administrador,
uso de capital próprio, reinvestimento dos lucros na empresa, acesso a novas tecnologias, terceirização das atividades meio
da empresa); e habilidades gerenciais (bom conhecimento do mercado onde atua e boa estratégia de vendas). Planejamento e organização
empresarial, tanto para as empresas em atividade quanto para as inativas, são as áreas de conhecimento mais destacadas pelos
empresários. "Quando os empresários buscam as soluções para seus negócios no Sebrae, a taxa de sucesso pode ser ainda maior,
por volta de 80%. Empreendedor não é somente aquele que tem idéias, mas aquele que as coloca em prática, sempre acompanhado
de planejamento", avalia o diretor superintendente do Sebrae no Paraná, Allan Campos Costa.
Autor: Sebrae
Fonte: Retec - PR