
A Rede de Tecnologia
do Paraná (Retec), atendeu 314 micro, pequenas e médias empresas em maio, através dos 93 terminais instalados em
unidades Sesi/Senai, sindicatos empresariais da indústria, agências do Sebrae, delegacias do Crea e câmaras
bilaterais de comércio, como as Câmaras de Comércio França-Brasil e Alemanha-Brasil.
Por meio destes terminais,
que são compostos por um computador com acesso à internet e operados por estagiários, a Retec oferece informações e soluções
de nível técnico ou de gestão.
Desde 2005, a Retec vem multiplicando a quantidade de atendimentos prestados.
Em 2004, foram atendidas 284 demandas. No ano seguinte, foram 1.852. No ano passado, os atendimentos chegaram 3.264. A Retec
conta hoje, em seu banco de dados, com 1.663 clientes cadastrados e 784 ofertantes, entre empresas e profissionais autônomos.
"Por meio destes
postos avançados, a Retec recebe consultas, na maioria gratuitas, atendendo solicitações de informações tecnológicas, bibliográficas
e mercadológicas. Atendemos também demandas sobre linhas de financiamento voltadas à capacitação tecnológica e gestão empresarial",
explica Reinaldo Tockus, coordenador da Retec.
Neste ano, o Sistema
Fiep, por meio do Senai, planeja ampliar a atuação da Retec. O objetivo é chegar a 120 terminais.
As solicitações também
podem ser feitas de qualquer computador através do portal www.pr.retec.org.br. Em sua maior parte, as demandas tratam de desenvolvimento
e melhoria de processos e de produtos, melhoria de gestão, inovação tecnológica e empreendedorismo.
A cada demanda recebida,
a Retec busca o especialista mais indicado para fazer o atendimento, que é personalizado e trata diretamente do problema apresentado
pelo empresário. A rede tem à disposição grande número de especialistas, tanto do quadro do Sistema Fiep como das instituições
parceiras.
As respostas são,
em sua maioria, gratuitas e retornam ao empresário em até cinco dias úteis, sendo disponibilizadas somente a quem fez a demanda,
o que garante a confidencialidade das informações.
Clínicas - Além da prestação de serviços tecnológicos via internet, a Rede de Tecnologia
do Paraná também realiza, com o apoio do Sistema Fiep, Clínicas Tecnológicas. Em 2006, foram realizadas 16 clínicas no Paraná.
Para este ano foram agendadas 20.
Nas clínicas, o Senai
traz especialistas nacionais e estrangeiros que oferecem consultorias técnicas e tecnológicas, individuais ou em grupo, para
diferentes setores industriais.
Eventos de consultoria
direta, as clínicas podem ser solicitadas por sindicatos, cadeias produtivas e Arranjos Produtivos Locais (APLs) - aglomerações
de empresas do mesmo segmento - de todo o Paraná. O serviço tem auxiliado industriais de diversos ramos.
Autor: FIEP
Fonte: RETEC - Rede de Tecnologia do Paraná