
Os 8 Objetivos do Milênio (ODM) têm origem na Declaração dos Direitos Humanos da ONU. Nesse sentido, a primeira coisa a ser
feita pelas empresas para participar dos esforços visando o alcance dos ODM é respeitar os direitos humanos. Ou seja, tratar
as pessoas com respeito e dignidade, sejam elas seus empregados, fornecedores, clientes, acionistas, vizinhos ou concorrentes,
é fundamental para uma base sólida para a cidadania.
Para uma empresa, contribuir com esta causa mundial é mais simples do que pode parecer: tratar as pessoas com respeito significa,
por exemplo, cumprir a legislação trabalhista, previdenciária e tributária. Isso, automaticamente, representará exemplo de
atitude ética, a ser seguida pelas empregados na sua vida pessoal e profissional; dar exemplo é uma forma simples, mas muito
efetiva de contribuir. Poucas pessoas têm, de fato, a percepção exata do seu poder de transformação, especialmente quando
se fala de coisas tão simples.
Portanto, assumir atitudes de referencia em prol do bem estar social, do respeito às pessoas e ao meio ambiente, em nossas
empresas, é um ato de apoio incondicional aos ODM.
Além disso, temos que promover ações de conscientização, dentro e fora da organização, destacando as responsabilidades de
cada um pelos rumos do planeta. Pequenas mudanças de comportamento podem se multiplicar em progressão geométrica, obtendo,
assim, grande alcance.
A partir do momento em que as pessoas passam a agir de forma ética, elas criam um comportamento coletivo pró-cidadania. Este
tipo de atitude, nas empresas, quando apoiado em valores corporativos compartilhados, gera a atmosfera necessária ao fortalecimento
da cidadania empresarial.
Carlos Ogliari
Gerente de Assuntos Govern. E Institucionais
Fonte:
Orbis - Indicadores de sustentabilidade