Voc� est� no site:   Fiep   /   Sindicatos   /   Sindimate - old 
Tamanho da fonte : Aumentar +A | Diminuir -A

Barracões Industriais atendem pequenas empresas do Paraná

Os 200 barracões industriais em construção ou em plena atividade no Paraná já estão gerando...

Os 200 barracões industriais em construção ou em plena atividade no Paraná já estão gerando mais de 10 mil empregos diretos no Estado. O levantamento é da Secretaria Estadual da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, que informa ainda que a maioria das vagas está sendo aberta por pequenas empresas. "Dentro dos barracões, as empresas têm custos menores e, por isso, se tornam mais competitivas no mercado", explica o secretário Virgílio Moreira Filho.

Uma das grandes vantagens para uma empresa que se instala num barracão industrial é o compartilhamento das despesas, como a conta de água, de energia ou mesmo das compras conjuntas, o que garante um preço melhor. "Existe até uma parceria para um marketing conjugado que divulga os produtos e diminui custos para todas as empresas abrigadas nos barracões", afirma Moreira Filho.

Um dos exemplos do potencial de geração de empregos nos barracões vem de Mandaguaçu, no Noroeste do Paraná. A cidade já possui cinco barracões que geram mais de 400 empregos. De acordo com o prefeito José Antônio Gargantini, as empresas instaladas, otimistas, aumentaram o tamanho dos barracões. "Por isso, planejamos a construção de novos barracões. A meta é disponibilizar mais 5 mil metros quadros e gerar mais 120 empregos", afirma.

Resultados - Segundo o secretário de Indústria e Comércio de Mandaguaçu, Luiz Carlos Volpato, a iniciativa do governo do Estado em promover parceria com a prefeitura mostrou bons resultados e mudou a vida de muitas famílias da região. "O barracão industrial é uma resposta sobre como é possível, com criatividade e investimento, promover a inclusão social no município e aumentar o número de empregos", destaca.

Instalada há um ano no barracão de Mandaguaçu, a empresa Z1 Indústria de Confecções, aumentou a produtividade e a mão-de-obra depois que se instalou num barracão industrial. O dono, Augusto Fernandes Neto, diz que com o espaço a empresa aumentou em 30% o quadro de funcionários.

Na mesma cidade está a empresa Carboni & Costa, que conseguiu investir mais em infra-estrutura desde a sua entrada num barracão industrial. "Os investimentos do governo do Estado nos possibilitou aplicar os lucros em máquinas automatizadas e em outras melhorias para a nossa empresa", salienta o proprietário, Carlos Alberto Carboni.

Fonte: Sebrae




Voltar       Versão para impressão
Envie a notícia por email
Seu nome:
Seu email:
Enviar para:
Email:
Comentário:


 

Enquete

O que você achou do site do Sindimate?


Ótimo

Bom

Regular

Pode Melhorar

parceiros

FIEP - Federação das Indústrias do Estado do Paraná - Direitos Reservados

Av. Candido de Abreu, 200 - Centro Cívico
80530-902 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-9000