Em 2006, foram instalados 93 terminais de atendimento em todo o Estado. A meta é chegar a 120 terminais
até junho.
O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), por meio do Senai, planeja
ampliar a atuação da Rede de Tecnologia do Paraná (Retec) em 2007. Se em 2006 foi possível instalar 93 terminais de atendimento
em todo o Estado, este ano o desafio é chegar a 120 terminais no primeiro semestre. "A proposta é que os novos 27 terminais
estejam em funcionamento até junho", informa Reinaldo Tockus, coordenador da Retec.
Por meio dos terminais, a Retec oferece informações e soluções de nível técnico ou de gestão para micro, pequenas
e médias empresas e também para futuros empreendedores. Compostos por um computador com acesso à internet e operado por estagiários,
os terminais estão instalados em unidades Sesi/Senai, sindicatos patronais da indústria, agências
do Sebrae, delegacias do Crea e câmaras bilaterais de comércio, como as Câmaras de Comércio França-Brasil e Alemanha-Brasil.
"Por meio destes postos avançados, a Retec recebe consultas, na maioria gratuitas, atendendo solicitações de informações
tecnológicas, bibliográficas e mercadológicas. Atendemos também demandas sobre linhas de financiamento voltadas à capacitação
tecnológica e gestão empresarial", explicou Tockus.
Além dos postos avançados da Retec, as solicitações podem ser feitas de qualquer computador através do portal www.pr.retec.org.br. Em sua maior parte, as demandas tratam de desenvolvimento e melhoria
de processos e de produtos, melhoria de gestão, inovação tecnológica e empreendedorismo.
A cada demanda recebida, a Retec busca o especialista mais indicado para fazer o atendimento, que é personalizado
e trata diretamente do problema apresentado pelo empresário. A rede tem à disposição grande número de especialistas, tanto
do quadro do Sistema Fiep como das instituições parceiras.
As respostas são, em sua maioria, gratuitas e retornam ao empresário em até cinco dias úteis, sendo disponibilizadas
somente a quem fez a demanda, o que garante a confidencialidade das informações.
Além da prestação de serviços tecnológicos via internet, a Rede de Tecnologia do Paraná também realiza com o apoio
do Sistema Fiep, Clínicas Tecnológicas. Eventos de consultoria direta, as Clínicas podem ser solicitadas por sindicatos, cadeias
produtivas e Arranjos Produtivos Locais (APLs) - aglomerações de empresas do mesmo segmento - de todo o Paraná. O serviço
tem auxiliado industriais de diversos ramos.
A primeira Rede de Tecnologia foi criada na Bahia. Hoje, a Retec está presente também no Amazonas, Ceará, Distrito
Federal e Minas Gerais. No Paraná, começou a funcionar em junho de 2005 e, em março do ano passado iniciou um projeto de expansão.