Sindimadeira PG
Sindimad PG
Demanda - 09/01/2013

Conselho Setorial identifica prioridades do segmento moveleiro

Para empresários é necessário melhorar a gestão dos recursos humanos e aumentar disponibilidade de mão de obra qualificada

O Conselho Setorial da Indústria Moveleira atuou intensamente em 2012 para fortalecer as empresas do segmento e mostrar caminhos inovadores. Entre as ações realizadas estão o planejamento estratégico do setor e organização de eventos levados aos principais polos moveleiros do Paraná. As atividades realizadas durante o ano foram apresentadas na reunião de coordenadores dos conselhos da Fiep, realizada no dia 10 de dezembro no Cietep, em Curitiba.

A gestão atual da Federação adotou a filosofia de levar mais atividades a todas as regiões do Paraná. O Conselho da Indústria Moveleira incorporou de maneira eficiente a nova orientação e privilegiou todos os polos industriais do Estado nas ações realizadas em 2012.

Em parceria com sindicatos empresariais, a entidade promoveu uma série de seminários de atualização para industriais do setor. Com o tema “Fazer mais com menos: reinventando a indústria moveleira”, os eventos foram realizados em Ponta Grossa, Arapongas, Umuarama e Francisco Beltrão, entre os dias 7 e 10 de maio. Antes dessa série de eventos foi realizado ainda o Fórum Setorial Moveleiro em Arapongas, no dia 8 de março, aproveitando a movimentação da 8ª Feira Internacional da Qualidade em Máquinas, Matérias-primas e Acessórios para a Indústria Moveleira (FIQ).

Completando os seminários de atualização, Curitiba foi sede do 3º Congresso Moveleiro Paranaense, que reuniu 390 pessoas. Foram realizadas três palestras e quatro workshops. A palestra magna do evento foi do empresário Mário Gazin, presidente do Grupo Gazin, uma das maiores redes varejistas do Brasil, com 167 filiais em todo País. Ele falou sobre “O impacto da Copa de 2014 na indústria moveleira”.

Para priorizar os assuntos mais importantes apontados pelos moveleiros, o Conselho realizou o planejamento estratégico. Representantes dos 14 sindicatos empresariais de diversas regiões do Estado identificaram as ações mais urgentes para o segmento. Entre os temas prioritários, levantados pelos participantes, estão: a ampliação da participação do Conselho nos polos moveleiros do Estado; melhoria no modelo de gestão em recursos humanos nas empresas; ampliação da inserção de pessoas qualificadas na indústria e a criação de uma identidade paranaense dos produtos moveleiros.

Organização - Ao todo a Fiep possui 31 conselhos, sendo 20 setoriais, que acompanham setores da indústria paranaense e se encarregam de discutir temas pontuais de interesse daquele segmento econômico. Outros 11 são conselhos temáticos, que trabalham temas transversais, de interesse geral de toda indústria, como infraestrutura, política tributária, relações trabalhistas, etc.

Cabe aos conselhos, temáticos e setoriais, debater as demandas, anseios e dificuldades dos empresários paranaenses e alinhar as ações que podem ser encampadas dentro do Sistema Fiep (Sesi, Senai e IEL), ou junto ao poder público. Os coordenadores dos conselhos temáticos da Fiep participam dos conselhos temáticos da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que define ações para representar as indústrias em nível federal.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Filie-se

Associe-se