Siitep Pr
imagem
16/01/2014

Preços dos serviços de comunicação no Brasil sobem bem abaixo da inflação

Dados mostram que os ganhos de produtividade gerados pelas prestadoras de serviços de telecomunicações estão sendo efetivamente transferidos para os usuários

Os preços dos serviços de comunicação, entre eles telefonia, internet e TV por assinatura, estão pesando menos no bolso do consumidor e, em 2013, subiram bem abaixo da inflação. De acordo com o IPCA, índice medido pelo IBGE, o item comunicação foi o que menos pesou na inflação, registrando uma alta de 1,5%, enquanto o índice geral foi de 5,76%.

O desempenho do setor, pesando menos na inflação, pode ser destacado também na comparação com outros itens. Comunicação, além de ter sido de apenas 26% do IPCA, foi menos da metade que o segundo setor com menor impacto – o de transportes – que registrou alta de 3,27%.

 No mês passado, o Banco Central projetou uma queda de 1% neste ano para a telefonia fixa. Na telefonia celular, de acordo com o levantamento mais recente, o preço médio do minuto caiu 17% entre setembro de 2012 e setembro de 2013, de R$ 0,18 para R$ 0,15.

Esses números revelam que os ganhos de produtividade gerados pelas prestadoras de serviços de telecomunicações estão sendo efetivamente transferidos para os usuários, permitindo que mais brasileiros tenham acesso aos serviços e às facilidades que eles proporcionam.

Fonte: Telebrasil

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail