Os fornecedores de peças, componentes e equipamentos da Audi, Volkswagen e Paccar/DAF deverão multiplicar
os investimentos destas montadoras, nos próximos anos. Os empreendimentos destas três empresas somam R$ 1,4 bilhão.
O vice-presidente do Sindimetal-PR, empresário Nelson Hubner, afirma que a estimativa é que para cada real investido
pelas fábricas de automóveis, outro real é investido pelos fornecedores da cadeia.
"Temos
uma expectativa muito grande em relação à abertura de novas empresas e ampliação das fábricas
existentes para suprir a demanda das montadoras", afirma Hubner. O vice-presidente do Sindimetal, entidade que representa
cerca de 3.000 empresas em 80 municípios do Estado, elogia o trabalho do Governo do Estado para atrair investimentos,
com a construção de um cenário mais competitivo.
"Sabemos das dificuldades em atrair empresas
do setor automobilístico e de outros setores. Está claro o esforço do Governo em estabelecer um cenário
melhor para os empresários paranaenses e de fora do Estado", afirma Hubner.
Em pouco mais dois anos e meio,
o Paraná atraiu ao Estado cerca de R$ 25 bilhões em novos investimentos que estão gerando mais de 150
mil empregos com carteira assinada em todas as regiões do Estado. A maioria recebe apoio pelo programa Paraná
Competitivo e uma parte é apoiada por meio de financiamento pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
"Esse trabalho de restabelecimento do bom ambiente para negócios envolve diversos setores do Governo e tem a coordenação
decisiva do governador Beto Richa, que muitas vezes participa pessoalmente das negociações", reitera o secretário
da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros.
OPORTUNIDADE - A chegada dos novos
investimentos na área automobilística é vista também como uma grande oportunidade para empreendedores
paranaenses. A avaliação é do presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e
Social (Ipardes) Gilmar Mendes Lourenço. "É uma grande oportunidade para que se capacitem e se organizem para
atender a demanda dessa cadeia complexa de peças e componentes", diz Lourenço.
Ele acrescenta que a
expectativa é de um impulso em diferentes índices da economia paranaense nos próximos anos. Ao comparar
dados do período anterior à instalação das primeiras montadoras nos Estado (década de 90)
com números atuais, o presidente do Ipardes é taxativo em afirmar a indústria automobilística
provoca uma verdadeira revolução nas economias onde ela se instala.
Em 1997, as exportações
paranaenses do setor representavam 4,7 % do valor total. No ano passado esse número chegou a 12,1 %. Nas importações
o salto foi ainda maior: em 1997 a compra de peças, materiais e componentes participava com 0,6 % do total e em 2012
esse índice chegou a 24,6 %. “O aumento das exportações e importações demonstra o
vigor do processo de industrialização. Além disso, as importações trazem ao país
novas tecnologias”, afirma Gilmar Lourenço.
Em 2007, a indústria automobilística
representava 13% da renda industrial do Estado. Hoje responde por 21 %. "Esse incremento ocorreu em um período onde
não foram atraídos novos investimentos do setor. Há um potencial enorme para crescimento nos próximos
anos", conclui Gilmar Mendes Lourenço.
POLO AUTOMOTIVO – Em menos de um mês, quatro empresas
do setor anunciaram investimentos ou inauguraram unidades no Estado. Na ultima segunda-feira (8) a Volkswagen confirmou que
vai ampliar a fábrica em São José dos Pinhais para produzir o Golf geração sete. Serão
investidos R$ 520 milhões na ampliação da linha de produção. A expectativa é de
que sejam gerados de 400 a 600 empregos diretos. país.
Há cerca de três semanas, a Audi
confirmou o retorno da produção de carros no Paraná, com um investimento de R$ 504 milhões para
fabricar os modelos A3 sedan e Q3 (SUV). Juntas, Audi e Volkswagen vão investir mais de R$ 1 bilhão na planta
de São José dos Pinhais.
Já na semana passada, a norte-americana Paccar apresentou o primeiro
caminhão DAF produzido no Paraná, durante evento marcou o início da produção da marca no
País, na fábrica de Ponta Grossa. A fabricante de pneus Sumitomo inaugurou em Fazenda Rio Grande a primeira
base de produção do grupo fora da Ásia.
Aos novos empreendimentos se somam a Renault, Volkswagen,
Volvo, Fiat, Catterpillar, Nissan, Case New Holland e ao amplo parque de fornecedores e fabricantes de peças localizado
principalmente em Curitiba e Região Metropolitana.
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