Siitep Pr
19/09/2013

Copel e seus postes

1 | O deputado Luiz Carlos Martins pode estar colocando uma sinuca de bico na COPEL, a estatal de eletricidade, de quem reclamou, terça-feira, na ALEP, que explique, com todos os detalhes, como está alugando os seus postes a diversas outras empresas, tais como as operadoras de telefonia.

Luiz viu aprovado pela ALEP seu pedido de amplas informações. Siga o noticiário do gabinete do parlamentar sobre o assunto que pode, até, render um amplo desdobramento noticioso:

"Foi aprovado em plenário nesta terça-feira (17), o pedido de informações do deputado Luiz Carlos Martins (PSD) para que a Companhia Paranaense de Energia (Copel) explique de que forma são feitos os contratos de uso dos postes do Paraná com as operadoras de telefonia, TV a cabo e serviços similares. Para Martins, é fundamental que haja transparência sobre esta espécie de "aluguel" dos postes, o que vem provocando a criação dos chamados "ninhos de urubus", tamanha a confusão de fios e cabos pendurados pelo estado."

2 | "Este tema precisa ser esclarecido. Quantos postes são usados pelas operadoras de telefonia e TV a cabo no Paraná? Quanto elas pagam por isso?

As prefeituras ganham alguma coisa? Quanto a Copel ganha com esse aluguel de postes? Este emaranhado de fios nos postes do estado representa um descuido com a fiação e expõe a população paranaense a riscos de acidentes. Mas por que o problema fica cada vez maior?, questiona Martins.

O deputado citou ainda que, só em duas regionais de Curitiba (Matriz e Pinheirinho), em duas semanas de vistoria, foram detectados mais de 205 pontos com fiação solta ou emaranhada nas ruas desses bairros.

O pedido de informações entregue por Martins questiona: 1) Os postes de iluminação pertencem à Copel? 2) Qual o montante em todo o Estado do Paraná? 3) Para que alguma empresa de telefonia possa utilizar os postes para cabear seu produto, é feito contrato? Anexar cópia do contrato padrão. 4) O valor cobrado por uso do poste varia conforme o local ou é valor padrão, igual para qualquer Empresa interessada? 5) Quais Empresas estão hoje se beneficiando do uso dos postes? Qual a quantidade de postes por Empresa? 6) Quais os valores cobrados hoje? Qual a arrecadação mensal obtida pela Copel? Em que rubrica é lançada na contabilidade da Copel? 7) As Prefeituras recebem algum repasse da Copel da receita de aluguel dos postes?"

Fonte: Blog Aroldo Murá - Jornal Indústria e Comércio 19/09/13

Coment�rios - Deixe seu coment�rio

por VTG - Segunda-feira, 25 de Março de 2024 - 14:08:12 - Comentar

O emaranhado de cabos se deve ao simples fato que quem passou o cabo, não é obrigado a retirá-lo ao final do contrato. Cabedo ao próximo retirar os cabos para abrir espaço para o seu próprio cabo. Mas como nem sempre é necessário abrir espaço, os cabos vão ficando.

por VTG - Segunda-feira, 25 de Março de 2024 - 14:07:50 - Comentar

por VTG - Segunda-feira, 25 de Março de 2024 - 14:07:46 - Comentar

por Marcio Oliveira Bastos - Sábado, 09 de Julho de 2016 - 22:03:52 - Comentar

Aqui em Piraquara PR tem uma empresa com nome de Tudo Internet realizando o cabeamento solicitei junto a copel sobre esta empresa se estava legal e quais ruas tinham autorização até por que estão cabeando todo o município e como muitos já deve saber estas empresas normalmente registram somente as principais dos municípios e bairros e fazem uso das outras ruas como se fizesse parte do pacote a Copel me passou que a empresa estava legal em algumas ruas mas não poderia revelar quais ruas pois se tratava de contrato confidencial, fiquei muito desapontado com a informação pois sei que os postes são patrimônio publico e não da Copel o por que de leis que proíbem a transparência se é publico acredito que é direito de todo cidadão saber sim esta esta contratando um serviço legal não é por que a empresa esta regulamentada nas Avenidas principais que estão nas adjacentes se houver alguém que consiga fazer algo seria muito importante pois exites em meu bairro uma pessoa com nome Rykardo Silva que esta aproveitando da situação pra cabear o Jardim Bela Vista Piraquara PR em nome da Tudo Internet com instalador despreparado sem curso NR-10 sem uso de EPI sem autorização do CREA - PR, Anatel e da Copel vi estas situações nas ruas Dom João VI, Rua Gutemberg e Rua Almirante Barroso todas no Jardim Bela Vista, Piraquara - Paraná esta amarrando seu cabo junto com o cabo da Oi amarrado com pedaço de conduíte e arame até o momento não vi a copel, Crea - PR fazerem nada mesmo eu denunciando as irregularidades.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail