Siitep Pr
Debate - 11/04/2013

Siitep promove palestras sobre temas de interesse do setor

Membros do sindicato estiveram reunidos na Fiep com representantes da Febratel e da TIM

O Siitep promoveu um café da manhã, no dia 10 de abril, com palestras que trataram de temas como impostos, capacitação em telecomunicação e expansão rural de telefonia celular. Representando o sindicato estavam o presidente da entidade, Biratã Higino Almeida Giacomoni, e o presidente do Conselho Superior, Hélio Bampi, que também é vice-presidente da Fiep; além dos membros da diretoria Érico Mórbis, Leandro Lima Neto, Valdir Carlos Camargo Jr, Paola Giacomoni, Danielle Tatiane Azevedo Portela Lima, José Manoel Petrolini Carvalho e Piero Giacomoni. Também participaram os associados, Waldir Fernandes Luiz, da Projefibra; e Plácido e Wilson Carmagnani, da Directinfo.

O evento teve início com uma palestra de Dorgival Lima Pereira, coordenador executivo do movimento A Sombra do Imposto, uma das ações mais estruturadas existentes para debater a carga tributária praticada nacionalmente. “Esta ocasião serve para que possamos nos informar e falar do assunto com propriedade”, disse.

Segundo ele, até a pouco tempo, grande parte da população ainda acreditava que não pagava impostos por não pagar o Imposto de Renda. “Hoje, as pessoas estão mais bem informadas e a grande maioria já sabe que o imposto está em todo o lugar e em todos os produtos consumidos”, conta. Pereira explica, ainda, que o Brasil é campeão em termos de complexidade no sistema tributário. “Este é, sem dúvida, o maior gargalo do setor de telecomunicações”, enfatizou.

Para finalizar, o coordenador frisou a importância da participação de todos na grande mobilização do A Sombra do Imposto, que será realizada no dia 25 de maio, em Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel e Foz do Iguaçu. O objetivo é amenizar, reduzir e simplificar o sistema tributário brasileiro.

Continuando com a programação, o assessor da diretoria da Federação Brasileira de Telecomunicações (Febratel), Sérgio Simões, apresentou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), aprovado em dezembro de 2012. O Pronatec oferece cursos gratuitos voltados para diversas áreas, inclusive a de telecomunicações. “O objetivo é treinar novos empregados para o setor e atualizar aqueles que já estão no mercado, levando inovação”, explica Simões.

Os treinamentos são voltados para cabista, instalador e reparador de linhas de transmissão, instalador e reparador de cabos e sistemas telefônicos, instalador e reparador de linhas e sistema de telefonia, instalador e reparador de TV a cabo e via satélite e instalador e reparador de equipamentos de transmissão de telefonia.

O diretor institucional da operadora telefônica TIM na região Sul, Cleber Affanio, encerrou os debates do dia. Affanio apresentou a expansão do plano de cobertura da operadora, atingindo as áreas rurais do Paraná. “Tudo isso vai demandar mão de obra para o setor, pois é um projeto de grande porte”, destacou.

Affanio abordou, ainda, a chegada do sinal 4G ao Estado. “Para a mudança, é preciso realizar alterações nas leis municipais de instalação de antenas. O Brasil é um dos países mais competitivos em termos de telefonia celular e, para comportar o novo sistema, é necessário praticamente o dobro de torres que temos hoje”, concluiu.

Clique  Aqui e confira as fotos do evento!

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail