Siitep Pr
24/01/2013

Guia com as principais alterações contábeis e tributárias de 2012

A primeira parte da publicação inclui um resumo das normas mais importantes relacionadas à elaboração e apresentação de demonstrações financeiras do ano de 2012

A KPMG está lançando uma publicação que traz as principais alterações contábeis e tributárias ocorridas no Brasil no ano de 2012. Trata-se da 12ª edição de sua Sinopse Contábil & Tributária, publicação que aborda importantes mudanças ocorridas ao longo do último ano, e tem o objetivo de contribuir para que as empresas brasileiras se adaptem às novas normas e padrões de contabilidade, bem como atentem para as principais novidades tributárias.

De acordo com Danilo Simões, sócio do Departamento de Práticas Profissionais da KPMG no Brasil e co-responsável pela sinopse, “o Brasil vem consolidando sua posição no cenário internacional como uma economia pujante, tendo se tornado oficialmente a sexta economia do mundo. Em linha com esta posição de vanguarda econômica, nosso País tem ocupado lugar de destaque nos mercados financeiros internacionais. No cerne da nossa economia destaca-se um mercado de capitais padronizado com as economias mais avançadas do mundo em relação ao padrão contábil e de auditoria, estando convergente com as normas internacionais que já foram implantadas ou se encontram em implantação nas principais economias do planeta”.

“Dentro deste contexto, e alinhados ao compromisso com nossos clientes, com nossos colaboradores e com o mercado de capitais como um todo, temos a satisfação de apresentar a versão final da décima segunda edição anual da Sinopse Contábil& Tributária. Esta publicação tem sido aprimorada desde a sua primeira edição, buscando, ao longo do tempo, trazer à tona as alterações mais relevantes no ambiente contábil e de divulgação aos mercados, com uma linguagem clara e objetiva, sem abrir mão de detalhes necessários para ressaltar os aspectos mais importantes que, em nossa avaliação, devam ser considerados pelas entidades quando da elaboração de suas demonstrações financeiras”, esclarece Ramón Jubels, também sócio do mesmo departamento da organização e co-responsável pelo volume.

Na atual edição, são enfatizados na seção Highlights alguns dos aspectos mais relevantes e críticos de certas normas contábeis brasileiras e internacionais. Antecipando a vigência das recentes alterações emitidas pelo IASB (International Accounting Standards Board) nas normas contábeis internacionais, são comentados os principais impactos contábeis que as IFRS 10, 11, 12 e 13 trarão às demonstrações financeiras das empresas brasileiras. Também são analisadas várias mudanças propostas e a serem propostas pelo IASB, especificamente quanto às mudanças no tratamento de arrendamentos e o reconhecimento de receita, entre outros.

A primeira parte da publicação inclui um resumo das normas e regulamentos mais importantes relacionadas à elaboração e apresentação de demonstrações financeiras para o exercício encerrado em 31 de dezembro de 2012. Já o segundo trecho do trabalho apresenta uma síntese das principais alterações da legislação tributária no Brasil.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail