Siitep Pr
26/11/2012

Banda larga alcança 78,8 milhões de acessos em julho

Crescimento nos últimos doze meses foi de 67% e de janeiro a julho de 2012 mais de 19 milhões de novos acessos foram adicionados à base

O número de acessos em banda larga no Brasil chegou a 78,8 milhões em julho, de acordo com balanço da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil). O total de acessos alcançado no mês passado representa um crescimento de 67% frente a julho de 2011. Só em 2012, de janeiro a julho, 19,2 milhões de novas conexões foram adicionadas à base de clientes, a um ritmo de ativação de um novo acesso por segundo.

Dos acessos totalizados em julho, 18,7 milhões são de banda larga fixa e 60,1 milhões de banda larga móvel. O segmento móvel dobrou nos últimos doze meses, com a ativação de 30,5 milhões de novos acessos nesse período. Do total de conexões em banda larga móvel, 12,4 milhões são de terminais de dados, como os minimodems de acesso à internet. Os celulares de terceira geração (3G), incluindo os smartphones, somaram 47,7 milhões, com crescimento de 109% desde julho de 2011.

Na banda larga fixa, 1,3 milhão de novos acessos foram ativados nos últimos 12 meses. A infraestrutura fixa chega a todos os municípios brasileiros e é por meio dessa rede que as concessionárias levam internet gratuita de alta velocidade a mais de 61 mil instituições de ensino, pelo programa Banda Larga nas Escolas.

As redes de 3G, que permitem a oferta em banda larga móvel, já estão instaladas em 3.040 municípios, onde moram 85% da população brasileira. Só neste ano, 390 novos municípios foram conectados em 3G. A atual cobertura de terceira geração supera em mais de três vezes as obrigações do edital, que previam alcançar 928 municípios em abril de 2013.

Banda larga popular - A oferta de banda larga popular, de até 1 Mega por R$ 29,90, vem sendo incentivada em dez Estados brasileiros, que já aderiram e regulamentaram o Convênio 38 do Confaz, que prevê isenção de ICMS para esses planos. Os dez Estados são Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina e São Paulo. Outros cinco Estados – Acre, Amapá, Ceará, Rio Grande do Sul e Sergipe – e o Distrito Federal também já aderiram ao convênio, faltando apenas regulamenta-lo. Os demais Estados – Alagoas, Amazonas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia e Tocantins – ainda não aderiram ao convênio.

O SIITEP entende que a banda larga é um dos principais veículos de inclusão social do cidadão e de desenvolvimento do País. Por isso, seu uso deveria ser incentivado com políticas públicas que contribuam para a expansão dos serviços, permitindo que um número cada vez maior de brasileiros tenham acesso à moderna sociedade do conhecimento.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail